A comunicação visual em diferentes setores

A comunicação visual em diferentes setores

Uma empresa precisa ser integrada com vários setores e elementos essenciais para funcionar de forma eficiente, pois é o trabalho em equipe que torna o negócio produtivo.

É importante lembrar que os colaboradores são os clientes internos de uma empresa, e que assim como os clientes externos, eles também precisam ser motivados e estimulados para desempenharem o seu melhor

Por isso, as estratégias de comunicação visual devem ser pensadas também para o público interno, assim como para o externo. Os setores de comunicação e marketing devem pensar em conjunto para desenvolver os melhores materiais para fidelizar o público.

Comunicação visual para o público interno dos setores

Uma das preocupações que as empresas devem desenvolver ao longo do seu processo de produção, é com o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

Existem campanhas de comunicação visual que podem ser desenvolvidas de forma específica para o público interno da empresa, com o objetivo de aumentar o sentimento de pertencimento à instituição, mostrando que o funcionário faz parte da empresa e que a empresa está feliz com isso.

Essa ação também é conhecida como endomarketing, que é uma vertente de marketing voltada para público interno de uma empresa, com o objetivo de criar uma relação humanizada e uma sensação de familiaridade, respeito e solidariedade entre as equipes.

Diante disso, as criações de campanhas são válidas, mas também há outras atitudes que a empresa pode adotar, como:

  • Valorização salarial;
  • Melhora na comunicação entre equipes;
  • Desenvolvimento de um setor de ouvidoria;
  • Valorização por meio de cursos e palestras;
  • Entrega de elementos personalizados, como um crachá.

Nesse último ponto, é importante desenvolver uma identidade visual para esse crachá, assim como pensar nas formas de impressão. Além do processo de impressão do crachá, é importante entregar ele ao seu funcionário em um porta crachá com cordão, para que ocorra o aumento da durabilidade e da vida útil desse material.

O crachá deve conter a foto do funcionário, assim como seu nome e local de atuação. Isso é importante, inclusive, para aumentar a credibilidade da empresa com os clientes.

É possível também personalizar outros elementos para integrar esse crachá, como é o caso do cordao para cracha. O cordão pode conter as cores da empresa, assim como o logotipo e o nome do local.

Além do crachá, é possível personalizar outros materiais dentro da empresa, como sacolas de entrega de produtos aos clientes, canecas dos funcionários e outros elementos que também sirvam como brindes.

Uma forma de segurança para o colaborador, assim como de melhora da administração de pessoas e gestão, é o controle da entrada e saída do local por meio de ponto biométrico, que deve ser registrado em uma máquina.

Para garantir a qualidade desse material, é importante utilizar uma bobina térmica 57×300, que é indicada para impressão de comprovantes dos relógios de pontos eletrônicos.

Esse tipo de bobina é composta por papéis térmicos, que são acionados pela digital do funcionário. Esse tipo de papel apresenta um elevado poder de preservação da qualidade de impressão, garantindo pelo menos cinco anos de preservação para o material impresso.

Isso é, inclusive, uma recomendação e norma específica do Ministério do Trabalho e Emprego, servindo como uma comprovação de entrada e saída do funcionário.

Comunicação visual de segurança

Existem outras estratégias de comunicação visual que ajudam tanto a fortalecer a marca, como aumentar a credibilidade do negócio.

Uma dessas formas, é o uso do papel timbrado empresa, que é um material que contém uma marca d’água, com o logotipo e identidade visual da empresa. Seu uso é muito comum, principalmente, em documentos oficiais de comunicação da empresa, reforçando sua credibilidade.

Outra forma de reforçar a credibilidade, é por meio da segurança nos produtos que são disponibilizados para os clientes, como é o caso do Adesivo lacre, ou etiquetas em lacre.

Os produtos lacrados representam que não houve violação do material, assegurando o seu consumo. Por isso, é responsabilidade da empresa garantir que esse produto chegue lacrado até o cliente.

Comunicação visual no transporte de produtos

Para que o produto chegue em segurança e com qualidade até o cliente, é fundamental adotar medidas e planejamentos estratégicos de deslocamento e logística de entrega desse material. Essa ação é importante para agregar qualidade para a marca e aumentar a credibilidade da empresa.

O uso do plastico filme stretch é muito comum para embalar os produtos que serão deslocados em veículos, como os caminhões. Esse material apresenta elevada resistência ao impacto, além ser um material muito aderente, com um ótimo custo-benefício.

Portanto, as estratégias de comunicação visual devem ser elaboradas de acordo com o público da empresa, sempre levando em consideração a segurança e o bem-estar, além da lucratividade e o sucesso do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *