A importância das etiquetas na comunicação visual

A importância das etiquetas na comunicação visual

As empresas para alcançar sucesso e consolidar-se frente aos concorrentes precisam investir de forma bastante estratégica no que chamamos de comunicação visual.

A comunicação visual tem como objetivo construir uma identidade para as empresas, de modo que usando os elementos visuais seja possível a transmissão de uma ideia ou mensagem para que os públicos sejam atendidos.

Deste modo, a comunicação visual está presente no rotulo de cerveja personalizado, nas etiquetas com preço, nos comerciais, nos anúncios e em qualquer outro meio em que se utilizam os componentes visuais, que são vários, como:

  • Tipografia estilizada;
  • Cores;
  • Formas;
  • Símbolos.

Entre muitos outros componentes.

Neste artigo abordaremos sobre a importância das etiquetas e seus principais tipos disponíveis no mercado gráfico e que são fundamentais para construção de uma identidade visual adequada, seja e rótulos adesivos personalizados, seja etiquetas térmicas.

A importância do uso de etiquetas

As etiquetas são muito importantes para a composição de uma identidade visual adequada e principalmente para informar sobre o produto.

Essas informações permitem um melhor uso do produto e um melhor armazenamento, assim, existem dados importantes que devem estar nas etiquetas e rótulos como:

  • Composição;
  • Cadastramento;
  • Especificação;
  • Categorização.

Por conta disso, as etiquetas são usados em muitos tipos de setores, e em muitos tipos de materiais.

No setor têxtil, as etiquetas para jeans e outros materiais, são fundamentais para ajudar os clientes na conservação da peça. Geralmente, são usados elementos e símbolos para fazer essa informação.

No setor alimentícios as etiquetas são muito importantes, principalmente, atuando na fórmula de rótulo, sendo também uma peça publicitária e de identidade visual.

As informações presentes nessa etiqueta são várias, algumas são obrigatórias e regulamentadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alguns pontos são fabricação, data de validade, informações nutricionais, modo de preparo e muitos outros.

Deste modo, o rotulo para personalizar nos alimentos é fundamental para garantir uma boa identidade visual, e informar o cliente sobre o armazenamento e outros aspectos.

No tópico abaixo falaremos sobre alguns tipos de etiquetas que podem ser encontrados no mercado gráfico.

Tipos de etiquetas disponíveis

A confecção de embalagens passam por uma série de elementos e etapas e a escolha do rótulo e da etiqueta são fundamentais.

Essas etiquetas são fundamentais para a identificação das informações, e permitem também que o negócio ajudam na otimização das rotinas internas.

Ao formular boas embalagens, existe a possibilidade de boas etiquetas, e com os mais diversos materiais, que vão do adesivo recortado, até etiquetas autoadesivas.

As etiquetas e os rótulos são muito importantes por conterem informações sobre o armazenamento do produto, a data de seu uso, entre outros aspectos.

Para que a etiqueta adequada seja escolhida é preciso sempre atentar-se para o perfil do produto, e impactando a experiência do cliente.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de etiquetas que podem ser encontrados e que podem ser usados em complemento a outros tipos de rótulos também, como os rótulos BOPP metalizado.

1. Etiquetas de papel

As etiquetas de papel são as mais econômicas e sua produção é bastante tradicional, sendo sua impressão feita apenas com impressora comum.

Apesar de terem uma resistência menor frente a outros tipos de etiquetas, essas etiquetas podem ser usados em vários tipos de embalagens.

2. Etiquetas plásticas

As etiquetas plásticas são importantes para quem procura resistência para os produtos. Essas etiquetas são resistentes a danos físicos, e claramente, sem comprometer a exibição de materiais.

Por conta disso, podem ser usados em embalagens de produtos refrigerados, e também em armazenados em locais úmidos.

3. Etiquetas RFID

Essas etiquetas são chamadas de inteligente por possuírem um sensor para enviar e receber dados, e podem ser usadas em ambientes como lojas, evitando tentativas de roubo e também nos processos logísticos ajudando na automatização de rotinas e são reaproveitáveis.

4. Etiquetas térmicas

Essas etiquetas são feitas com um material sensível ao calor, de modo que ao entrar em contato com alta temperatura, ela se escurece, gerando uma imagem a ser exibida. São usadas no varejo em grande escala.

Portanto, entendemos que as etiquetas são muito importantes para a estratégia da comunicação visual das mais diversas empresas, e podem ser usadas tanto nos processos externos para consolidar frente aos clientes, como ajudar nos processos internos das empresas, garantindo boa informação e melhor manuseio do produto.

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