A personalização presente nas empresas

A personalização presente nas empresas

Atualmente, conquistar e reter clientes é algo muito mais difícil do que costumava ser. O motivo por trás disso é que o consumidor de hoje busca muito mais do que uma boa relação custo-benefício ao fechar um negócio: ele também faz questão de ter uma ótima experiência.

Portanto, nenhum estabelecimento deve medir esforços para encantar seu público, desde o momento no qual ele conhece os produtos até o pós venda.

A boa notícia é que, como o mercado está atento a essa tendência, há várias opções para que as empresas impressionem os clientes.

Uma delas é a personalização, que, por sua vez, se aplica desde em uma simples caixa de papelão ondulado usada para embalar produtos até nas mercadorias em si. Por mais discreto que esse detalhe pareça, trata-se de algo que faz a diferença.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas de itens customizáveis que a sua empresa pode usar para encantar os clientes.

  1. Embalagens personalizadas

Atualmente, uma embalagem não tem mais a mera função de abrigar e proteger o produto antes que ele seja usado pelo consumidor.

Na realidade, ela também faz parte da experiência de consumo – caso seja bonita e bem projetada, ela ajuda a criar uma expectativa do que está por vir, fazendo com que o consumidor aproveite mais a mercadoria em questão.

Por esse motivo, é essencial que o estabelecimento invista em um bom projeto de personalização para esse item, mesmo que ele seja uma simples caixa de papelão para embalagem.

Esse processo, por sua vez, deve ser feito com base na identidade visual do estabelecimento, de modo que o consumidor possa criar uma relação entre a embalagem e o negócio.

Do mesmo modo, é preciso ter em mente que, além de personalizada, é fundamental que a embalagem seja adequada ao produto; do contrário, ela não o protegerá bem, ou, ainda, poderá fazer com que a experiência do cliente seja prejudicada.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se investir em embalagens mais sofisticadas e trabalhadas, como a caixa corte e vinco.

  1. Sacolas personalizadas

Por mais importantes que as caixas sejam, há, ainda, outro item importante tanto para o transporte de mercadorias quanto para a experiência do cliente: o uso de uma sacola. Trata-se de algo muito prático para manter e levar o produto de um local ao outro até que o momento de ele ser consumido chegue.

Além disso, tanto as sacolas de papel personalizadas quanto os modelos confeccionados em plástico podem servir como veículos de divulgação do estabelecimento.

Isso pois, quando uma pessoa anda na rua com um desses itens, esse pode ser o primeiro contato da sua marca com um cliente em potencial.

Por esse motivo, também é essencial que as sacolas sejam elaboradas conforme a identidade visual do estabelecimento, de modo que o público possa fazer a conexão entre o item e o comércio em questão.

  1. Etiquetas personalizadas

Devido ao alto grau de exigência do público atual, é essencial que todo e qualquer estabelecimento se esforce ao máximo para encantar seus clientes durante todas as fases da decisão de compra, por mais básicas e irrelevantes que elas pareçam.

No caso de lojas físicas, por exemplo, é possível fazer uso de etiquetas personalizadas, de modo a dar destaque a uma mercadoria ou mesmo a uma caixa de papelão comum.

Um bom exemplo dessa prática são as lojas de artigos de moda, tanto roupas quanto acessórios. Caso as peças tenham algum diferencial, como ser fabricadas à mão, é possível usar as etiquetas para realçar esse diferencial, o que, por sua vez, tem muita influência sobre o poder de compra.

O mesmo se aplica a outras variáveis do produto, tais como:

  • Produtos com matérias-primas orgânicas;

  • Produtos com materiais nobres, como couro e ouro;

  • Produtos sensíveis, que exigem cuidados especiais;

  • Produtos exclusivos e/ou de edição limitada.

  1. Produtos personalizáveis

Por último, mas não menos importante, também é interessante considerar que seu estabelecimento não tem que se contentar em usar embalagens personalizadas, é possível que ele venda produtos customizáveis, que podem ser encomendados e feitos sob medida, conforme o gosto do cliente.

Um ótimo exemplo disso são lojas de roupas. É possível, por exemplo, oferecer ao público uma série de camisetas, das mais diversas cores, texturas e tecidos, que, por sua vez, podem ser combinadas com estampas e detalhes. Assim, é possível atrair clientes com o fato de que cada um terá uma versão única do produto.

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