A relevância do marketing e da comunicação visual nas empresas

A relevância do marketing e da comunicação visual nas empresas

A organização em um negócio é muito importante para conseguir ter qualidade, uma produtividade eficiente e conseguir alcançar as almejadas metas.

O planejamento anual é um momento fundamental e que demanda tempo, porque todos os objetivos, planos de investimentos, lançamentos de mercadorias e outros assuntos são colocados nesse plano.

O sucesso de qualquer negócio depende de alguns fatores que as empresas precisam conhecer e entender para aplicar no seu negócio.

A divulgação e ações promocionais são pontos que, se houver investimento de recursos e profissionais capacitados, podem gerar excelentes resultados para a empresa.

Marketing e comunicação visual

O marketing e a comunicação visual são conceitos que caminham juntos e que podem fazer a diferença na relação marca/cliente, por isso, os investimentos nessas áreas é interessante, pois, podem ajudar a instituição/marca a conquistar destaque no mercado, ponto que cria a oportunidade de negócios.

Investir e possibilitar recursos aos profissionais de comunicação, design e marketing é muito importante, porque as pessoas com formação nessas áreas podem ajudar na criação de estratégias para chamar a atenção do público-alvo desejado, além de contribuir para a formação de um a identidade visual e logomarca da empresa.

Os designers aliados aos comunicadores, podem criar um logo para o cartão de visita e que pode ser usado para estampar os rótulos e etiquetas dos produtos, usando elementos como:

  • Desenhos diferenciados;
  • Cores conceituais;
  • Formas geométricas;
  • Imagens;
  • Símbolos;
  • Formatos diferenciados para os cartões.

Ter um cartão de visitas conceitual é uma excelente ideia, pois mostra aos clientes o quanto a empresa se preocupa com a mensagem e as ideias que deseja transmitir.

Depois da elaboração das peças gráficas, cartões e elementos de divulgação dos produtos, os profissionais levam o projeto para uma grafica rapida, estabelecimento que pode ser um grande aliado da sua empresa para impressão de documentos, cartões de visitas, banners e outros materiais.

Uma vantagem dessas gráficas é que elas conseguem entregar com qualidade os pedidos aos clientes e principalmente de forma rápida.

O principal serviço das gráficas rápidas é a impressão digital, opção que otimiza tempo e que proporciona produções em pequena ou média escala. Para uma produção maior, a impressão offset é a indicada, porque faz maiores tiragens e necessita de mais tempo para que o material fique pronto.

A opção de impressão digital possibilita o controle na quantidade, por exemplo, de folhetos ou cartões que são impressos, ponto interessante e que pode beneficiar na questão do preço.

Na gráfica rápida é possível imprimir:

  • Adesivos;
  • Encartes;
  • Calendários;
  • Cardápios;
  • Cartões de visita;
  • Catálogos;
  • Envelopes;
  • Folhetos;
  • Folders;
  • Impressos diversos.

Outro tipo de gráfica muito importante no mercado é a gráfica para impressão de livros, estabelecimento que atua na impressão de livros para o mercado editorial, materiais e livros didáticos, encartes e projetos que tenham relação com o objeto livro.

A impressão de livros é feita com papel offset ou pólen para o miolo e triplex/glossy para a capa. A gramatura dos papéis pode variar de acordo com o efeito que a editora deseja aos seus livros.

Com os papéis corretos, é preciso que as gráficas tenham algumas máquinas específicas para a produção: laminadora de papel, guilhotina de papel, máquina encadernadora, vincadeira e uma impressora para os livros.

Pesquisar modelos e preços em lojas especializadas é uma forma de conseguir equipar a sua gráfica.

Após a impressão, algumas gráficas possuem opções de acabamento chamado de laminação, que pode acrescentar brilho ou efeito fosco, como é ocaso da laminação bopp brilho.

A técnica de laminação, fornece uma proteção, evitando o desgaste ao item impresso, além de proteger o material contra danos que o manuseio pode causar. Os tipos de acabamento disponíveis no mercado são:

  • Boop brilho;
  • Boop holográfico;
  • Boop Fosco;
  • Verniz high gloss;
  • Verniz texturizado;
  • Verniz com glitter.

Existem outras opções que podem ser usadas para criar um efeito diferenciado e proteger o seu material.

Elementos que ajudam na divulgação

Investimentos em marketing promocional são uma forma de agradar os clientes e consolidar a sua marca. Os brindes podem ser uma ótima opção para fidelizar os clientes.

É possível ter brindes funcionais com um preço acessível.

Mudar a forma de armazenamento das mercadorias, distribuindo sacolas personalizadas recicláveis com a logomarca da empresa/estabelecimento para os clientes é uma forma conquistar o público, ajudar o meio ambiente e se diferenciar perante aos seus concorrentes.

Colocar um banner para fachada para anunciar as novidades e promoções do seu comércio é uma forma de chamar a atenção das pessoas que andam perto do estabelecimento e, dependendo da maneira que for elaborado o banner, pode proporcionar ótimos resultados nas vendas.

Dessa forma, a comunicação visual é um conceito muito importante em qualquer negócio, pois, com elementos e estratégias eficientes, podem trazer ótimos ganhos ao seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *