A sua empresa possui identidade visual?

A sua empresa possui identidade visual?

Em tempos de crise financeira e de mercados concorridos, empreendedores de todos os segmentos buscam constantemente novas maneiras de destacar a empresa perante a concorrência.

Normalmente, isso é feito por meio de um portfólio de produtos ou serviços exclusivos, atendimento ao cliente diferenciado e até mesmo estratégias de fidelização para manter o público que já é cativo.

Contudo, nem todos consideram que fortalecer a marca da empresa e a sua reputação também é uma opção. Porém, é preciso levar em conta que um projeto do tipo costuma dar frutos a longo prazo, e requer profissionais com conhecimentos especializados.

Uma das maneiras de se fazer isso é contar com uma identidade visual poderosa e bem elaborada, que fortaleça a presença do estabelecimento na mente dos consumidores. Continue lendo para aprender mais a respeito disso e como elaborar um bom design.

O que é uma identidade visual?

A identidade visual nada mais é do que um conjunto de símbolos primordialmente não verbais que identificam uma empresa. Quando ela é bem elaborada, o negócio ocupa um lugar especial na mente dos consumidores, conectando-os a ela com apenas alguns símbolos, tais como:

  • Cores;

  • Tipografias;

  • Adornos gráficos;

  • Formas geométricas.

Por conta disso, sua elaboração é muito mais complexa do que boa parte das pessoas têm em mente, pois é preciso contar com um designer de confiança, que domine os significados das cores e dos símbolos. Dessa maneira, é possível evitar erros que comprometam a eficácia da identidade visual.

Por que a identidade visual é importante?

O que vem à sua mente quando você pensa em uma tipografia arredondada sobre um fundo vermelho? E quando você vê cinco anéis de diferentes cores entrelaçados? Provavelmente, as respostas são Coca-Cola e as Olimpíadas.

Por mais simples que um experimento do tipo seja, ele revela a importância de uma identidade visual bem elaborada, ou seja, ela dispensa outros suportes para que uma pessoa identifique uma marca.

Por conta disso, um desenho do tipo é aplicado para todos os materiais gráficos que uma empresa produz, além de ser inserida no web design do site e das redes sociais do negócio. Afinal, ele reflete a alma do estabelecimento, e essa conexão tem que se reforçada na mente dos consumidores.

Como elaborar uma identidade visual?

Muitos empreendedores – principalmente os que estão começando e/ou são donos de empresas pequenas – preferem fazer a identidade gráfica do negócio por conta própria.

Para eles, o investimento necessário para que a tarefa seja realizada por um profissional qualificado é pesado demais para o caixa do estabelecimento.

Ainda assim, trata-se de um gasto que vale a pena. Afinal, é preciso passar por uma série de etapas para que o trabalho seja concluído. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Reflexão sobre os valores do negócio

A identidade visual nada mais é do que uma consolidação de tudo aquilo que o negócio representa em um projeto gráfico. Por conta disso, antes de elaborar o briefing, é preciso fazer uma reflexão profunda a respeito do estabelecimento, levantando aspectos como:

  • Missão;

  • Visão;

  • Valores;

  • Diferenciais;

  • Produtos e serviços oferecidos.

Desta maneira, o profissional encarregado do projeto saberá quais são as mensagens que o público tem que absorver do desenho, direcionando-o ao uso de certos elementos.

  1. Briefing

Depois de um estudo do negócio – que também deve incluir uma conversa com os seus proprietários – chega o momento de elaborar uma espécie de pré-projeto da identidade visual, que será aprovado ou rejeitado pelos clientes.

Trata-se de uma espécie de mapa que registra o que será feito e o motivo pelo qual cada elemento estará presente no projeto, de maneira muito semelhante ao briefing marketing.

  1. Criação do logotipo

Após esse planejamento e com a aprovação do plano pelo cliente, o designer efetivamente elabora o logotipo. Este não é um desenho como outro qualquer: Além de levar em consideração os valores do negócio, ele tem que oferecer a possibilidade de ser reproduzido em outros suportes.

Vale ressaltar que, assim como o planejamento, o logotipo é aprovado pelo cliente. Assim, ele tem o direito de pedir autorizações, caso julgue necessário.

  1. Elabore outros materiais gráficos

Com o logotipo criado e aprovado, chega o momento de reproduzi-lo nos materiais gráficos usados pela empresa. Papéis timbrados, cartões de visitas, brindes e até mesmo redes sociais precisam que ser adaptados, de modo que o design de todas as peças seja consonante.

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