A utilização das etiquetas no comércio

A utilização das etiquetas no comércio

Quando entramos em uma loja ou em um supermercado, o que mais vemos são as etiquetas. Tanto as etiquetas dos produtos como as etiquetas de preço, este pequeno item é fundamental e não pode faltar nos produtos.

Apesar de serem importantes e de até realizarem funções como a proteção contra roubos, as etiquetas nem sempre recebem a devida atenção, tanto de proprietários de comércio quanto de clientes, sendo tratadas como meros adesivos ou um item qualquer pregado nos produtos.

Neste artigo você poderá compreender um pouco mais porque as etiquetas são tão importantes e quais as funções que ela pode exercer.

Por que a etiqueta é importante?

Você já se perguntou qual, de fato, é a importância da etiqueta? Todos os elementos visuais desse item precisam ser estudados e pensados de maneira estratégica.

Cerca de 70% das decisões de compra que ocorrem no PDV acontecem com base nos elementos visuais de um produto, ou seja, a etiqueta também é analisada.

Portanto, a etiqueta influencia muito mais na decisão de compra dos fornecedores do que podemos imaginar. As etiquetas que trazem informações referente aos produtos, precisam conter dados como:

  • Nome do produto;
  • Marca do fabricante;
  • Data de validade;
  • Tabela nutricional;
  • Local de produção;
  • Processo de produção;
  • Composição;
  • Instrução de uso;
  • Restrições.

Mais do que trazer essas informações, as etiquetas também podem fidelizar o cliente, fazer marketing do produto e ainda influenciar na decisão de recompra.

Mas além deste tipo de etiqueta, existem diversos outros tipos, como a etiqueta de preço, por exemplo. Esta é muito importante, pois os produtos precisam ser precificados e isso também colabora com a decisão de compra do consumidor.

A ausência de etiquetas de preço pode fazer com que o cliente desista da compra. Agora que você já sabe um pouco mais a importância da etiqueta, confira no próximo tópico alguns tipos mais usados.

Tipos de etiquetas mais usados no comércio

No comércio, a importância do uso da etiqueta é inegável, no entanto, existem diversos tipos de etiquetas e é necessário conhecê-los para saber usá-los corretamente.

A etiqueta lacre de segurança, por exemplo, protege os produtos contra perdas e roubos. Existe uma etiqueta de segurança conhecida como “casca de ovo” que se quebra em pequenos pedaços em caso de violação do produto.

Além dessa, existem diversas outras, até mesmo etiquetas para segurança mais tecnológicas. Todas são voltadas para a segurança dos produtos, e estes podem ser de diversos tipos. Cada vez mais lojas e fabricantes têm investido nesse tipo de etiqueta para garantir maior segurança.

Outro tipo bastante utilizado é a etiqueta bopp metalizado. Esse tipo é um filme sintético muito utilizado no mundo todo. Seu uso mais comum é por parte da indústria, para servir como rótulo dos produtos, pois é bastante resistente à água, não rasga facilmente, possui baixa elasticidade e resiste a temperaturas de até 80°.

Alguns comerciários que fabricam seu próprio produto, fazem uso de etiquetas prontas, ou fabricam as suas próprias. Uma boa impressora pode garantir a impressão de etiquetas exclusivas.

No entanto, é necessário investir em uma boa criação para que fique atraente para o público comprador. Lembre-se sempre da importância das etiquetas na decisão de compra dos consumidores.

Uma opção que tem sido cada vez mais buscada são as etiquetas personalizadas. Por serem exclusivas, essas etiquetas atraem mais ainda a atenção dos consumidores, e torna o produto ainda mais valorizado.

Personalizar a etiqueta é transformar o produto que você fabrica ou vende em um item com mais qualidade e confiança para os consumidores, coisas muito buscadas hoje em dia.

Quando o assunto for precificar, nada mais prático do que uma bobina de etiqueta, que irá lhe ajudar a dar o devido valor àquilo que você vende.

O preço, como já falamos anteriormente, é um fator muito importante e também é informado por meio de uma etiqueta. Então não se esqueça deste último tipo e ofereça toda praticidade para os seus clientes, influenciando positivamente na decisão de compra.

Como você pôde ver, a etiqueta é muito mais do que imaginávamos, sendo um item indispensável no dia a dia das pessoas, sendo elas clientes ou fornecedores. Esteja sempre atento ao uso correto das etiquetas e aumente suas vendas, fazendo do seu comércio ou produtos um sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *