Aprenda a utilizar a madeira como material para comunicação visual

Aprenda a utilizar a madeira como material para comunicação visual

O aprimoramento dos recursos tecnológicos e o avanço dos processos de criação, na área da comunicação visual, são resultantes da importância das empresas, que cada vez mais têm prezado em seu relacionamento para com os clientes.

Para atrair a atenção destes, as empresas investem cada vez mais no visual, a fim de obter um primeiro contato de qualidade com os consumidores.

Uma comunicação visual bem feita, torna-se o próprio cartão de visita do estabelecimento.
Por isso, merece atenção na escolha dos materiais, que servirão de matéria-prima, bem como em todo seu processo de criação.

O quesito principal, é contratar uma empresa especializada nesse setor, que tenha a função de atender seus objetivos, tratar sua marca como única e que faça o melhor produto de qualidade com seu investimento – principalmente, se o recurso for limitado.

Por que utilizar a madeira?

A madeira continua sendo um dos principais materiais para esse tipo de finalidade. Isso se deve às suas características principais:

  • São sustentáveis, em sua maioria, por serem de árvores cultivadas especialmente para o corte, sem prejudicar florestas nativas ou causar o impacto ambiental de outros materiais como, por exemplo, o plástico e o metal;
  • Possibilidade de variação nos tamanhos, espessuras e acabamentos;
  • Alta resistência contra impactos;
  • Alta resistência contra mudanças climáticas, permanecendo suas propriedades térmicas em meio à chuva, sol ou vento;
  • Bom custo-benefício;
  • Versatilidade: tornando-a altamente atrativa e personalizável.

Saiba utilizar as embalagens corretamente

As embalagens de madeira, são uma das possibilidades de relação entre a madeira e a comunicação no setor industrial, como um todo.

Além de suas duas funções básicas; contenção e proteção, essas embalagens podem ter uma finalidade informativa também.

A comunicação nesse setor, tem o intuito de auxiliar na função logística, por meio das informações expressas na própria embalagem.

Com base nas impressões de códigos, distinção de cores, marcações ou caracterização através de símbolos.

A localização e identificação das embalagens nos processos logísticos (como armazenamento, separação de pedidos, transporte e estoque), são feitas com maior facilidade.

Essa interação com o setor de logística, garante a melhor composição, acondicionamento e distribuição do produto.

Além disso, as embalagens podem trazer informações específicas e necessárias, sobre o produto e seu manuseio.

Como os itens que são utilizados em sua composição e fabricação, a data de validade e valores nutricionais e, também, a maneira correta do seu descarte.

A comunicação visual na logística dessa caixa de madeira, traz eficiência ao processo operacional, diminuição da perda de produtos, melhor organização e racionalização dos produtos, garantindo qualidade à prestação de serviço.

Adquira palete de qualidade

Outro produto que também tem como finalidade auxiliar na produtividade logística dos estabelecimentos, é o palete PBR.

Esse pallet de madeira de reflorestamento, foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a fim de obter um padrão operacional que assegura a eficiência do transporte dos produtos em todo território nacional.

As suas medidas padronizadas, em 1000X1200X145mm e suas peças, possuem uma numeração, a fim de estabelecer a diferenciação entre as tábuas superiores, as tábuas intermediárias, as tábuas inferiores e os tocos.

E são nestes últimos, que se estabelece a relação entre a madeira e a comunicação, neste caso, no ramo alimentício.

Nas superfícies desses tocos, é feita uma gravação à fogo, contendo informações sobre o fabricante, o mês e ano de fabricação desse pallet.

A fim de atestar sua vida útil ou a quem recorrer no caso de avaria do material, ou danificação no produto armazenado, ou transportado decorrente da má-fabricação ou medidas fora do padrão.

Otimize a vitrine de seu estabelecimento

A madeira ainda pode auxiliar no ramo da moda e varejo, através do vitrinismo. Para estabelecer uma comunicação visual vitrine, a madeira serve para a construção do expositor, podendo servir de moldura – como se fosse parede – e/ou como piso.

Esse material oferece facilidade na limpeza, perfurações e manutenção com economia.
As madeiras são muito utilizadas nessas vitrines, por conta da sua característica de versatilidade: suas superfícies podem ter o aspecto natural ou serem revestidas com tinta de diferentes tonalidades, com adesivo ou com camadas de verniz.

A escolha dentre as opções ocorre de acordo com o layout e design desejado, bem como, o público-alvo da loja, sempre levando em consideração o quesito fundamental de uma vitrine de loja: atrair a atenção do consumidor e estimular o desejo de compra.

Por fim, uma dica interessante para loja é a utilização de um letreiro neon, que vai destacar a sua marca e alavancar as vendas da sua empresa!

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