Área de trabalho precisa de comunicação visual para segurança

Área de trabalho precisa de comunicação visual para segurança

A segurança em um ambiente de trabalho deve ser levada muito a sério pelos empregadores, pois grande parte da responsabilidade sobre a saúde e qualidade de vida dos funcionários é das empresas.

Por isso mesmo, elas precisam empregar soluções inteligentes para que todos estejam protegidos o tempo todo.

Uma forma de garantir essa proteção é seguindo as normas regulamentadoras relacionadas à segurança do trabalho. A distribuição de equipamentos de segurança individual e a obrigatoriedade de uso também funciona.

A garantia de que todos os funcionários e colaboradores estão respeitando as regras impostas é aplicando advertências e suspensões sobre aqueles que insistem em não usar.

A instalação de equipamentos de segurança coletiva também são obrigatórias e devem ser aplicadas por todos os ambientes de trabalho, com maior ou menor risco de acidentes.

Comunicação visual é fundamental para segurança

A presença de objetos de sinalização em um canteiro de obras, por exemplo, é muito útil para identificar os espaços que podem ser acessados daqueles em que os serviços estão sendo realizados com máquinas e ferramentas que podem provocar algum acidente.

Para isso, a formalização de uma equipe de segurança do trabalho pode ficar responsável pela indicação de aplicação de uma comunicação visual em pontos estratégicos.

O uso de etiquetas personalizadas para cada espaço é uma forma de garantir apenas o acesso de pessoas autorizadas.

O setor administrativo é responsável pela contratação de uma empresa especializada em comunicação visual, desenvolvendo uma série de cartazes com frases e desenhos de cunho universal, para a compreensão de todos.

Utilizando símbolos facilmente reconhecíveis, eles podem indicar:

  • Uso obrigatório de capacete;
  • Perigo: risco de descarga elétrica;
  • Proibida a passagem sem EPI;
  • Piso escorregadio.

São vários os avisos que podem ser implementados dentro de um canteiro de obras. A distribuição de um manifesto de segurança pode ser feito pela equipe de segurança do trabalho.

Com o aluguel de impressoras é possível produzir todo o material e distribuir entre os funcionários, sem qualquer tipo de problema.

Aliás, a terceirização de equipamentos eletrônicos é uma solução eficiente para garantir a manutenção periódica, além da disponibilidade de insumos, como tinta e papel, durante todo o período de construção.

Identificação visual reforça proteção

Levando em consideração que insistir em segurança nunca é demais, principalmente, dentro da construção civil, é importante que a equipe responsável por esse setor adote medidas práticas para o dia a dia dos funcionários.

A contratação de empresas especializadas em confecção de uniformes pode ser a solução apropriada para garantir que todos os funcionários estejam devidamente trajados durante o expediente.

Isso significa que os mestres de obras, pedreiros e ajudantes em geral podem usar uma roupa confortável para a realização das tarefas.

Da mesma forma, os eletricistas e encanadores, assim como os azulejistas, serralheiros e demais profissionais que atuam em um canteiro de obras.

Conforme as etapas de trabalho avançam, é capaz que algumas tarefas aconteçam sem a presença de iluminação suficiente. Para identificar a presença de trabalhadores em um ambiente escuro, é indicado a aplicação de um adesivo refletivo sobre o uniforme.

Dessa forma, qualquer facho de luz pode ser refletida por uma lanterna, um farol de um veículo ou qualquer objeto que produza iluminação. Esse cuidado é destinado para aqueles que trabalham em ambientes escuros ou no período noturno.

Segurança para manobristas e demais funcionários

Pátios industriais e comerciais costumam contar com um grande trânsito de veículos de pequeno e médio porte. O uso de colete refletivo laranja é uma obrigatoriedade que pode entrar no escopo de equipamento de segurança individual.

A visualização de um indivíduo devidamente paramentado é perceptível a olho nu. Sendo assim, os manobristas que estão trabalhando nos pátios e estacionamentos podem enxergar melhor enquanto faz as manobras com empilhadeiras, estejam elas carregadas ou não.

Aliás, é importante ressaltar que até mesmo os operadores de empilhadeira precisam estar vestindo um colete refletivo, pois assim também passam a ser identificados de maneira apropriada dentro do ambiente de trabalho.

O emprego de uma comunicação visual eficiente dentro de um ambiente de trabalho faz parte dos processos de identificação específicas às áreas que sofrem maior risco de acidentes.

A propagação de informações conscientiza todos os envolvidos e mantém a orientação visível a todo custo. Cabe a equipe responsável pela segurança do trabalho orientar os funcionários e organizar tudo de maneira correta e efetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *