As estratégias de marketing e comunicação visual

As estratégias de marketing e comunicação visual

As empresas precisam se destacar no mercado e isso por vários motivos, para aumentar o faturamento, para se posicionar frente ao mercado, e principalmente, para conquistar novos clientes e fideliza-los.

Para conseguir atingir esses resultados as empresas investem na comunicação visual que permitem o desenho de uma identidade empresarial e que atinge diversos pontos da empresa como em etiquetas personalizadas, documentos, fachadas, entre outros.

O desenvolvimento de uma identidade visual consiste então em um conjunto de características que fazem com que as empresas sejam identificadas pelos clientes e pelas empresas. Isso é fundamental para que então a empresa seja reconhecida e lembrada pelos outros.

Existem muitas formas de construir essa identidade visual e ser usada dentro das estratégias, sejam materiais, como doação de brindes como mouse personalizado ou então virtuais.

Dentro desse espectro trataremos algumas dessas estratégias.

O marketing nas redes sociais e suas estratégias

A forma de divulgar as empresas, seus produtos e serviços sempre se alteram com o passar do tempo, porém, nas últimas décadas, com atenção a década de 10 do ano 2000, vimos uma expansão do mundo virtual, principalmente, por meio das redes sociais.

Com isso, as empresas identificaram a necessidade de ocupar esses espaços de forma mais incisiva, utilizando-se da linguagem virtual criada nesses ambientes.

Esse tipo de comunicação permite a venda de ecobag personalizada, serviços e divulgação de trabalhos dos mais diferentes profissionais.

Com isso, as peças publicitárias digitais são bastante variadas como:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • GIF’s;
  • Infográficos.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre alguns desses tipos de formatos para a comunicação visual.

1. Imagens

São uma das mais utilizadas e podem ser tanto fotografias como ilustrações.

O uso de imagens permite que o leitor permaneça de forma mais ativa nos conteúdos, e segundo dados, os conteúdos com textos e imagens permitem a performance de até 323% melhor em comparação com conteúdos sem imagens.

2. Vídeos

São os que mais possuem potencial atualmente. Segundo dados do setor da internet, a estimativa é que até o final do ano de 2020, 80% do conteúdo da internet seja em vídeos.

Esse tipo de conteúdo aproxima os usuários, já que podem ser editados com letras caixa, trilhas sonoras e outros pontos, e aumentam o engajamento, e potencializam novas oportunidades.

Além do mais os vídeos permitem o engajamento orgânico até 8 vezes maior em comparação com publicações sem vídeo.

3. GIF’s

São pequenas animações divertidas que retratam uma sensação ou um sentimento. Quando são usados de forma correta e no momento certo geram muito engajamento nas redes sociais, expandindo o alcance das marcas.

No tópico abaixo falaremos sobre o uso da estratégia de brindes que são entregues pelas empresas em ações diversas. Esses brindes são variados, que vão desde letra caixa alta que representa a empresa, chaveiros, bolsas, caderno de anotações, entre muitos outros.

As estratégias da entrega de brindes

Os brindes são uma estratégia de marketing poderosa que as empresas utilizam até hoje. Os brindes apesar de serem uma estratégia mais antiga traz ainda muitos benefícios.

Abaixo falaremos de alguns pontos relacionados a estratégia de entrega de brindes.

1. Faça a promoção da lembrança da marca

Entregar um brinde tem um objetivo bem claro que é a lembrança da marca, afinal, o cliente colocará em seu cotidiano esse brinde.

Se for uma caneta ele usará no cotidiano, uma bolsa, e assim por diante, promovendo a lembrança da marca, de modo que quando precisar de algo relacionado ao seu produto e serviço sua marca será lembrado.

A entrega de brindes significa também o agradecimento da marca pela parceria estabelecida, como a compra de seus produtos ou a contratação de seu serviços.

Deste modo, a marca é lembrada.

2. Escolha o brinde certo

Escolha o brinde certo para o seu público. A grande vantagem da estratégia dos brindes é que elas possuem grande variedade.

Se for um congresso, entregue cadernos de anotações e canetas. Se for um evento mais esportivo, entregue squeezes, bonés e também camisetas.

Para que o brinde seja certo também é necessário levar em consideração os investimentos que serão empreendidos, afinal, assim como existem muitos tipos de etiquetas, como etiqueta de gondola, rótulos, entre outros, há brindes mais caros e brindes mais econômicos.

Deste modo vimos que a comunicação visual é fundamental para o desenvolvimento de uma marca forte e adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *