As etiquetas como estratégia de comunicação visual

As etiquetas como estratégia de comunicação visual

A comunicação visual é muito importante para o desenvolvimento da presença da marca dentro do mercado e para o alcance dos clientes de forma qualitativa e eficiente.

Esse setor da comunicação empresarial atua em muito sentidos, sendo uma delas o projeto e execução de etiquetas personalizadas para imprimir, que podem ser usadas em sacolas, produtos, roupas e qualquer outra peça publicitária, desde que atenda às suas diferentes atuações.

As etiquetas, rótulos e, até mesmo, selos são materiais autoadesivos conhecidos mais popularmente no Brasil como etiquetas, são usados em nosso cotidiano, e servem para:

  • Informar;
  • Causar boa impressão;
  • Indicar temperatura ideal do produto;
  • Indicar preço.

Com o avanço das tecnologias e as necessidades presentes no mercado, foram surgindo etiquetas diferenciadas como a etiqueta lacre, que permite o controle dos produtos e impede que estes sejam violados.

Neste artigo abordaremos sobre os tipos de etiquetas disponíveis no mercado e suas principais características.

Entendendo as etiquetas e seus tipos mais comuns

As etiquetas são materiais muito importantes para que os produtos tenham informações adequadas para os seus clientes. Assim, o cliente pode identificar tudo o que for necessário antes da compra, como ingredientes, data de validade e produção.

Há muitos tipos de modelos de rótulos e etiquetas adesivas personalizadas que podem ser usados pelas empresas. Assim, precisamos compreender alguns modelos de etiquetas disponíveis no mercado e que podem ser encontrados nos mais variados tipos de produtos.

Quando falamos em tipos de etiquetas é possível destacar alguns, como:

  • Etiquetas adesivas;
  • Etiquetas tag;
  • Etiquetas de uso duplo;
  • Etiquetas térmicas.

As etiquetas mais solicitadas são as adesivas, conhecidas como etiqueta de gôndola ou etiqueta de preço, já que nela contém geralmente o valor, porém podem ser os rótulos adesivos classificados dessa maneira.

As etiquetas adesivas possuem um lado impresso e no outro lado é aplicado uma substância que permite que ela seja fixada por materiais diversos e áreas diferenciadas.

As etiquetas de papel por sua vez são usadas em produtos mais específicos como roupas, quando estas estão acompanhada de um lacre.

Já as etiquetas do tipo tag são mais personalizáveis e estilizadas, podendo ter tamanhos bastante amplos, desde pequenos, até grandes.

Assim, a questão do imprimir etiquetas irá variar muito da demanda que seu produto irá ter. Abaixo, falaremos com mais detalhes sobre alguns tipos de etiquetas disponíveis no mercado.

Três tipos de etiquetas importantes de serem conhecidas

Como vimos as etiquetas fazem parte da comunicação visual das empresas, desse modo, além dos modelos que falamos de forma mais geral é importante conhecer alguns outros com mais detalhes, e que poderão ser usados de forma mais eficiente em seu negócio.

1. Etiquetas VOID

A segurança é um assunto muito em voga dentro dos estabelecimentos comerciais, principalmente por comercializarem produtos diversos.

Além do mais, esse tipo de negócio costuma ser visado por criminosos, que tendem a furtar ou roubar mercadorias, e até fazer falsas devoluções.

Uma forma de evitar com que algumas ocorrências sejam recorrentes é possível usar em diversos produtos a etiqueta VOID. Essas etiquetas são produzidas em um material conhecido como poliéster e são adesivos especiais, de modo que quando ocorre a tentativa de romper, elas se tornam impossíveis de serem recolocadas em outro local.

Assim, é impossível a não identificação que o produto foi rompido.

2. Etiquetas de jacquard

Diferente do papel que podem ser enviado para impressora jato de tinta e ser trabalhado em casa, as etiquetas jacquard, usadas em roupas, empregam as próprias fibras da roupa para montagem de desenhos e estampas.

Esses modelos tem o objetivo de personalizar a peça, tornando-a mais adequada e também diferenciada e exclusiva.

Dessa forma, compreendemos que o uso das etiquetas é recorrente no cotidiano das pessoas e que portanto, o seu uso e sua produção devem ser focados no objetivo de chamar a atenção do público, de modo que sejam atraídos e convencidos que seu produto seja adequado ao problema dele.

Em muitos os casos recomenda-se que o design das etiquetas seja feito por uma agência ou por um profissional qualificado e que tenha boa experiência.

Não deixe de investir o que for necessário para o desenvolvimento desse tipo de componente, já que este é usado em larga escala para informar, e permitir que seu cliente saiba o que está comprando.

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