Brindes personalizados: quais as vantagens?

Brindes personalizados: quais as vantagens?

Todo cliente gosta de ter um tratamento especial. Essa é uma forma de fidelizá-lo, além de abrir possibilidades para novos públicos e potenciais consumidores.

Contudo, em um mercado cada vez mais permeado pela concorrência, é difícil pensar em estratégias efetivas, que assegurem a fidelização do cliente e promova a imagem da marca/empresa de forma positiva.

Mas, algumas ações simples podem facilitar esse processo, como é o caso do investimento em brindes personalizados.

Oferecer brindes não é nenhuma novidade; várias empresas já são conhecidas por isso. No entanto, é preciso saber como inovar no tratamento com os clientes, fugindo dos tradicionais modelos de chaveiro personalizado e ímãs de geladeira.

A estratégia é criar mimos exclusivos, que possuem uma utilidade diferente e, ainda, ajudam na identificação do público em relação à marca, além do próprio marketing.

Muitas empresas se atentaram a isso e houve um aumento de 2% no mercado de brindes no ano de 2017, com movimentação de 7,4 bilhões de reais no setor.

Outra pesquisa realizada pelo Live Marketing mostrou que 88% das empresas participantes do estudo afirmaram investir em promoções, 77% em ativações, 83% em incentivo, 92% em eventos e 77% em trade marketing. Os números também comprovaram que as campanhas com brindes personalizados e mimos para os clientes são prioridade.

Diferentes modelos de brindes personalizados para os clientes

Antes de escolher o tipo de brinde, é importante ficar atento à ilustração e personalização. Afinal, um dos objetivos dos brindes é dar visibilidade para empresa e/ou marca, por isso, deve-se respeitar a identidade visual, seguindo um padrão de cores, tipografia e não esquecer os logos.

Ademais, o brinde precisa ser fabricado com um design atrativo e com materiais de qualidade, para criar usabilidade e relevância ao público.

As canecas personalizadas ganharam notoriedade no mercado de brindes empresariais. Com ela, é possível presentear os clientes com um objeto muito usual e que todos podem usufruir.

Além de brindes, muitas pessoas optam pela personalização de canecas como lembrancinhas de festas de aniversário, casamentos e outros eventos. Fora as canetas, outros brindes personalizados podem ser:

  • Canetas, lápis e cadernos personalizados;
  • Porta caneta de acrílico personalizado;
  • Mouse pads, guarda-copos, blocos de anotação;
  • Agendas personalizadas;
  • Squeezes e mochilas personalizadas.

Presentes como os citados acima têm uma boa aceitação no mercado, pois apresentam utilidade no dia a dia. Eles também são uma forma de lembrar os clientes da marca e/ou empresa, de uma maneira diferenciada.

De acordo com uma pesquisa realizada por uma consultoria americana, quase 90% das empresas que ofereceram um brinde foram lembradas por seus clientes em até 1 ano.

Brindes personalizados e ações conscientes para identificação da marca

Outra forma de atrair os clientes, gerar fidelização e, ainda, ganhar novos públicos é investir em ações de conscientização.

Entre elas, destaca-se o desenvolvimento sustentável, com a adoção de estratégias para minimizar os impactos ambientais, ajudar na preservação da natureza e garantir a prevalência de recursos para as gerações futuras.

Sendo assim, muitas empresas têm investido em brindes ecológicos personalizados. Eles podem ser feitos com materiais recicláveis, ou servir como um acessório que minimiza a geração de lixo, como os canudos de inox.

Além deles, é possível encontrar opções de lápis em madeira certificada, ecobags, pendrive de bambu, entre outros. Os brindes ecológicos também são personalizados com a identidade visual e o logo da empresa e/ou marca.

Dentro da questão sustentável, a empresa também pode investir em sacolas personalizadas ecológicas, como as próprias ecobags, ou sacolinhas de plástico biodegradável.

Além de ajudar os clientes no carregamento de mercadorias, essas sacolas também funcionam, muitas vezes, como embalagens. No caso das ecobags, elas podem ser reutilizadas para outras finalidades, o que ajuda na divulgação e visibilidade.

Algumas empresas podem ainda oferecer sacolas e embalagens personalizadas com materiais recicláveis, em cordão trançado e outros acessórios, dando um toque de criatividade ao brinde. Além disso, a rusticidade do cordão atrai muitas pessoas que gostam desse tipo de decoração e podem usar as sacolas em outros locais.

Dessa forma, com a adoção de métodos conscientes, a empresa não só é lembrada por seus brindes, mas também, por colaborar com o desenvolvimento sustentável, a preservação da natureza e do meio ambiente. Ou seja, conquistando os clientes pelos seus valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *