Como funciona a impressão em ribbon?

Como funciona a impressão em ribbon?

Basicamente, quando falamos sobre produtos de comunicação visual que precisam ser impressos, é impossível não citar a importância de uma boa impressão.

Quando uma empresa necessita imprimir um catálogo de empresas, com informações sobre produtos e os serviços oferecidos, esse material precisa chamar a atenção, e para isso, precisa ter elevada qualidade em seu processo de impressão.

Para isso, é preciso uma máquina que esteja apta e que suporte o tipo de impressão, assim como da necessidade de imprimir um material que tenha qualidade. É a partir daí que começa a história com o ribbon para impressora.

O ribbon, que é um tipo de fita que realiza uma transferência térmica, é utilizado nas impressoras térmicas. Esse material é uma película de plástico, que é revestida com elementos de pigmento, como é o caso da tinta, e ao passar por um procedimento de aquecimento, consegue transferir essa tinta para o suporte térmico.

Ou seja, diante do calor a tinta sai do ribbon e faz com que esse calor seja dissipado, favorecendo o processo de impressão. O uso desse material é muito comum em:

  • Códigos de barras;
  • Etiquetas;
  • Adesivos variados;
  • Rótulos.

Todos esses elementos integram a comunicação visual e são importantes por transmitirem uma mensagem até o cliente. Esse tipo de impressão é considerada como de baixo custo e apresenta finalidades diferentes, que irá depender do objetivo de cada impressão.

Os tipos de ribbon

Os tipos de ribbon sofrem algumas variações, já que existem ribbons de resina, misto ou de cera. Alguns elementos que alteram o tipo de ribbon, além do tipo de papel, é o tempo de impressão, a qualidade que se deseja com a nitidez do material, assim como a exposição a determinada temperatura e o uso de alguns agentes químicos.

De modo geral, para a confecção desses materiais, é necessário utilizar impressoras térmicas que realizam o aquecimento do ribbon. Como existem tipos de ribbon e algumas aplicações que são mais comuns, é importante adquirir alguns conhecimentos técnicos sobre isso.

Existem três tipos de ribbon: o de resina, misto e o de cera. Eles apresentam recomendações distintas, e por isso, é fundamental conhecer qual é o tipo de elemento ou peça da comunicação visual antes de realizar a impressão.

Por exemplo, para o uso de impressora etiqueta ribbon, o ribbon necessário é o de resina. Esse tipo de película é composta por resinas e apresenta elevada resistência diante de ações como exposição à umidade, ácidos e congelamento.

Por isso, seu uso é indicado para impressão de etiquetas que serão utilizadas em câmaras frias, assim como em hospitais ou indústrias de automóveis.

As principais vantagens do uso desse material se refere principalmente à resistência diante da variação de temperatura, assim como diante de produtos químicos ou abrasivos.

Além desse modelo, existe o modelo de ribbon misto, que é a composição do ribbon em cera ou resina, que apresenta resistência diante da umidade e é indicada para situações onde a durabilidade precisa ser mais elevada.

Como exemplo, podemos destacar a impressão de etiquetas diversas, desde as de advertência, as de automóveis, as utilizadas em gôndolas de supermercados, dentre outras. Sobre as vantagens em utilizar esse material, podemos destacar:

  • Elevada versatilidade;
  • Resistência diante de produtos químicos;
  • Imprimir em temperaturas mais baixas;
  • Apresenta alta velocidade.

Por fim, vale a pena destacar o ribbon em cera, que imprime diversos dados e é voltada, principalmente, para a impressão de códigos de barras. Dos modelos apresentados, esse é o que apresenta maior fragilidade e por isso, seu uso não deve ser feito diante de fatores em que ocorram alterações de temperatura e umidade.

Diante disso, seu uso é muito comum em diversos modelos de etiquetas, seja para sinalização, nutrição, em farmácias, de expedição e logística. É importante ressaltar que, esse tipo de material apresenta uma nitidez bastante evidente para a impressão dos códigos de barras.

Além disso, os ribbons podem sofrer variações de cores, como é o caso do ribbon azul. Esse tipo de ribbon também realiza a transferência térmica para imprimir produtos variados, só que com a utilização da cor azul nessa transferência. Os modelos mais comuns variam também entre as cores de preto e vermelho.

A manutenção

Para obter os serviços de impressão que são tão importantes para a qualidade dos produtos, é importante pensar na manutenção das máquinas, com a troca de bobina térmica 80×80.

A impressora depende do funcionamento dessas bobinas para realizar as impressões, e por isso, para as gráficas e locais que desejam oferecer um serviço de qualidade para o cliente, precisam pensar na manutenção e cuidado com a bobina 80×80.

Esse tipo de ação previne que haja acidentes e interrupções durante a produção, o que ajuda as gráficas a manterem o ritmo de trabalho e não atrasar as entregas para os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *