Como ter sucesso em eventos empresariais: 4 dicas fundamentais

Como ter sucesso em eventos empresariais: 4 dicas fundamentais

Feiras e eventos corporativos em geral, são excelentes oportunidades para que uma empresa feche novos negócios.

Isto pois, estas ocasiões costumam unir os principais players do segmento em questão, que estão inseridos em um ambiente no qual todos estão em busca de trocar experiências e encontrar novidades.

Contudo, para isso, a participação em tais eventos deve ser planejada. Do contrário, o investimento da taxa de inscrição, bem como do deslocamento da equipe e da montagem de um espaço adequado, para expor os produtos ou serviços oferecidos, será em vão.

Confira a seguir, algumas dicas para aproveitar estas ocasiões ao máximo, gerando novas oportunidades de negócio para a sua empresa:

  1. Defina a participação com cuidado

Todos os anos, acontecem milhares de feiras e eventos Brasil afora. Contudo, não adianta participar de todas: cada uma tem um enfoque diferente, deste modo, será interessante para empresas que atuam em segmentos econômicos distintos.

Por exemplo: um estabelecimento que alugue cabine de foto lembrança, pode se beneficiar de uma feira na área de festas e eventos, mas não de uma na área de food service.

Isso significa que o primeiro passo, para aproveitar ao máximo a participação em um encontro do tipo, é envolver-se apenas com aqueles que de fato serão capazes de trazer boas oportunidades de negócio à sua empresa. Do contrário, todo o investimento feito será jogado fora.

  1. Invista em um stand de qualidade

Atualmente, uma simples tenda não é suficiente para criar um espaço que valorize sua empresa em um evento.

É preciso investir em um stand bem projetado e montado, que atraia visitantes dispostos a conhecer o que o seu negócio tem a oferecer.

A boa notícia é que, em boa parte das feiras e eventos, a taxa de inscrição paga para participar já inclui uma estrutura básica, que pode receber alguns elementos de personalização. São eles:

  • Uso de móveis para receber os visitantes;

  • Ampliação, por meio da adição de módulos;

  • Um balcão para distribuir amostras grátis e panfletos;

  • Instalação de uma placa ou totem.

Vale ressaltar que, antes de ampliar ou personalizar o stand, seja por meio da locação de box truss ou da adição de novos módulos estruturais, é preciso informar-se, junto à organização, a respeito de eventuais limitações. Isto pois, muitas vezes, há normas pré determinadas quanto à área usada e/ou a seu pé direito.

Se elas forem descumpridas, sua empresa pode ser impedida de participar. Do mesmo modo, é essencial que o projeto do stand seja elaborado e executado por uma empresa especializada. Assim, garante-se que a estrutura será segura, bonita e efetivamente atrairá visitantes.

  1. Envolva quem parar em seu stand

Por mais que o stand seja importante, ele, por si só, não é capaz de assegurar que a participação da empresa no evento será bem-sucedida: captar a atenção de quem passar por ele, é tão importante quanto a existência de uma boa estrutura, para expor os produtos e serviços oferecidos.

Por conta disso, é fundamental que o atendimento no local seja impecável. A equipe deve ser treinada para detectar as necessidades de todos os clientes em potencial, além de mostrar como elas podem ser supridas por meio daquilo que o cliente oferece.

Além disso, entreter os passantes também é bem-vindo. É possível, por exemplo, instalar um totem fotografico, para que os demais participantes possam levar alguma lembrança temática relacionada à sua empresa.

Mesmo assim, exibir aquilo que a empresa oferece é fundamental. Por conta disso, quando possível, a atenção dos passantes deve ser atraída  mediante uma demonstração do produto ou serviço oferecido.

Por exemplo: caso ele seja uma impressora, pode-se confeccionar algumas etiquetas personalizadas e mostrar o procedimento aos visitantes.

  1. Forneça brindes aos visitantes

Outra maneira de marcar território em um evento, é fornecer kits com brindes a quem parar em seu stand para conhecer os produtos e serviços impostos.

Normalmente, o mais indicado é oferecer itens úteis no cotidiano de trabalho, tais como pastas, canetas e blocos de papel.

Outra boa ideia, é fornecer itens que poderão ser usados dentro da própria feira, tais como uma etiqueta adesiva colorida que os visitantes possam usar na roupa, na bolsa em na pasta que normalmente é fornecida pela organização.

Deste modo, é feita a divulgação do estabelecimento dentro do próprio evento, o que tende a aumentar o fluxo de pessoas no stand, ampliando as oportunidades de negócio.

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