Comunicação visual e algumas de suas estratégias

Comunicação visual e algumas de suas estratégias

A comunicação visual é muito importante para o desenvolvimento das empresas, principalmente, porque ela é a responsável por fazer a relação entre o público e também entre os fornecedores. São muitas as formas de montar esse tipo de comunicação.

A primeira delas é a composição da chamada identidade visual que se aplica desde o toldo para loja até a embalagem dos produtos únicos.

Esse processo de construção da identidade, consiste na montagem das características que faz com que os empreendimentos sejam reconhecidos pelos clientes.

A composição dessa identidade se dá por meio do uso dos chamados elementos gráficos que podem ser variados, como:

  • Vídeos;
  • Formatos;
  • Cores;
  • Logotipos;
  • Tipografias.

E também existem dois setores que essa comunicação deve ser feita, como no setor material e no setor virtual. Neste artigo abordaremos sobre os formatos da comunicação visual e também a importância dessas.

Importância da comunicação visual

A comunicação visual cria um padrão estético que comunica com o público e com os fornecedores por meio de muitos elementos gráficos, de etiqueta adesiva personalizada, até mesmo vídeos e imagens promocionais.

Com isso, a marca e a empresa se posiciona no mercado, tanto frente aos concorrentes, se destacando de forma decisiva e adequada, e também frente aos clientes, que se sentem atraídos pelos seus produtos.

Abaixo falaremos sobre alguns benefícios que demonstram a importância dessa comunicação.

1. Fortalecimento da marca

Um dos objetivos da comunicação visual é fortalecer a marca, ou seja, fazer com que a marca se torne referência ao público na solução dos problemas. Assim, a composição de um logotipo, marca, formatos, faz com que a marca seja mais lembrada pelos consumidores.

Dessa maneira, desde o uso de uma caixa de papelão diferenciada até um produto de qualidade, chamam a atenção e constroem a imagem da marca.

2. Reforço dos valores da empresa

A comunicação e a identidade visual ajuda na relação dos valores, crenças e objetivos da empresa para que os clientes sejam cada vez mais atraídos, para ajudar na fidelização deste.

Deste modo, produtos com “pegada verde”, não testado em animais, uso de embalagens recicláveis como aquelas que usam de forma incisiva a caixa papel kraft, entre outros valores.

Desse modo, entendemos que a comunicação visual é muito importante. Abaixo, falaremos sobre a estratégia de brindes.

Estratégia do uso de brindes

Uma das estratégias de comunicação que podem ser usadas é que é extremamente eficiente é a distribuição de brindes.

Isso pode ocorrer durante muitos tipos de ações, como a compra de algum produto específico, a premiação de um cliente por algo, ou então, como uma forma de lembrança de determinado evento.

Assim, das placas de aço para homenagem até mesmo os chaveiros, os brindes são extremamente importantes para que os benefícios que citamos acima sejam alcançados de forma cada vez mais eficiente.

Por isso, que pensar na sua distribuição é fundamental. O grande objetivo dos brindes é fazer com que a lembrança da marca seja eficiente e cada vez maior.

Essa lembrança da marca é feita por meio da entrega dos brindes nos eventos, como agradecimento, entre muitos outros aspectos. Abaixo falaremos sobre os tipos de brindes.

1. Canetas

As canetas são um dos brindes mais usados e também os que mais promovem a lembrança da marca, por se tornar parte do cotidiano dos clientes, que levarão o objeto para casa, para o trabalho, fazendo com que a mensagem subliminar da sua marca funcione.

2. Squeeze

São as famosas garrafinhas de água e também atuam de forma poderosa para o desenvolvimento da lembrança da marca de forma poderosa. Além do mais, faz com que hábitos saudáveis sejam adquiridos como a hidratação constante.

Além desses, temos como modelos também os: chaveiros, ecobags, calendários, marcadores de página, entre outros.

Comunicação visual para internet

O uso das redes sociais vem se expandindo ao longo do tempo, de modo que as empresas adotam uma estratégia mista, que utiliza desde o dispensador de etiquetas adesivas no plano material e no plano virtual utiliza outros formatos.

Os formatos são variados que podem ser usados nas redes sociais e que gerem engajamento como vídeos, imagens, gifs, infográficos, e até mesmo os famigerados memes. Ao usar todos esses elementos de forma estratégica a comunicação visual traz benefícios.

Sem a construção de uma identidade visual forte, a empresa não consegue se consolidar no mercado, por isso, o investimento no meio virtual e no material é fundamental para isto.

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