Comunicação visual e endomarketing: entendo suas importâncias

Comunicação visual e endomarketing: entendo suas importâncias

A comunicação visual é muito importante para o desenvolvimento de uma empresa, pois todo negócio precisa comunicar-se de forma eficiente com o seu público gerando engajamento, e aumento das possibilidades de lucro.

Comunicação visual consiste em uma forma de transmitir a mensagem da empresa, dos seus princípios, dos seus valores e dos seus produtos por meio de elementos visuais que dão suporte à uma mensagem escrita.

Um exemplo clássico de comunicação visual de massa que as empresas utilizam até hoje são as propagandas televisivas, os banner promocional, entre outros.

Entretanto, essas estratégias não estão restritas apenas para atingir o público externo, isto é, gerar a fidelidade do cliente com seu produtos.

As estratégias de marketing unem comunicação visual, engajamento com público e cliente externo, mas também é de grande importância para o engajamento dos funcionários em um processo conhecido como endomarketing.

Neste artigo falaremos da importância de uma comunicação visual eficiente para que a marca se estabeleça no mercado de forma sólida, e sobre o endomarketing que vem chamando a atenção nos últimos tempos, com suas estratégias de fidelização dos funcionários, com uso de materiais como adesivo transparente personalizado, oportunidades de ensino e carreira dentre outros.

A importância da comunicação visual para a marca

Como falamos acima na introdução, comunicação visual é uma forma de transmitir mensagens, de engajar o público para determinado produto ou serviço utilizando-se de elementos visuais como:

  • Vídeos;
  • Símbolos;
  • Fotografias;
  • Formas.

O ponto primordial da comunicação visual é criar uma identidade visual, servindo como um ponto de diferenciação dos concorrentes.

A identidade visual é como a empresa é reconhecida no mercado, nas gôndolas, no ponto de venda, nas redes sociais e em todos os lugares em que ela se propõe a estar.

Deste modo a comunicação visual visa dar posicionamento da marca dentro do mercado e de conquistar a confiança do cliente, de modo a fidelizá-lo com relação ao seu produto e a sua marca, ou seja, influenciando-o na compra do seu produto e consequentemente aumentando os lucros.

As empresas que não investem em comunicação visual externa, não investe em bobinas PDV personalizadas, e não possuem uma estratégia certa, não conseguirá fortalecer-se dentro do mercado, não engajará o público e provavelmente não conseguirá fazer com que seu produto e sua marca tenha sucesso.

Assim, a estratégia de marketing aliada com a comunicação visual permite a criação de confiança com o cliente.

Entendendo o endomarketing: o marketing institucional

É comum associarmos o marketing apenas ao ambiente externo da marca, que é relacionada a pontos fundamentais da empresa como a fidelização dos clientes e o aumento dos lucros.

No entanto, o marketing não está apenas voltado para fidelização de clientes externos, ele também é usado para o engajamento dos funcionários, e a transformação do ambiente em um local agradável de se trabalhar evitando alguns gargalos como o turnover (índice de rotatividade de uma empresa).

A importância do endomarketing é muito grande porque ela influencia diretamente os colaboradores da empresa, e estes, possuindo maior contato com os processos se tornam os principais vetores de consolidação da marca para o público externo.

Portanto, colaboradores que estão satisfeitos com seu trabalho e que vestem a camisa da empresa, usam o cartão de visita digital, garantem a todo o projeto sucesso.

Apesar de ter a palavra marketing no nome as ações de endomarketing são estratégias alinhadas também com setor de Recursos Humanos estes identificam as necessidades dos colaboradores, criam soluções e possibilidade de melhora e então acontece o processo de endomarketing para que o ambiente se torne mais agradável dentro da empresa.

Assim o endomarketing começa com pequenas ações que vão desde um porta crachá retrátil atacado personalizado com logo da empresa até ações como prêmios, distribuição de bonificações, treinamentos constantes, remuneração extra em momentos diferenciados do ano, conhecimento da família dos colaboradores entre outros recursos.

Para implementar os processos de um do marketing dentro de uma empresa é de fundamental importância a melhoria nos processos de comunicação interna com os colaboradores.

Sem informações o setor de RH e de marketing ficam à mercê, e portanto, não conseguem elaborar soluções para determinados problemas.

Desse modo, vimos que a comunicação visual e o endomarketing são essenciais para que uma empresa se fortaleça e ganhe confiabilidade tanto do seu cliente direto, como dos seus colaboradores que são prioridade para que as engrenagens do empreendimento funcione.

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