Comunicação visual e estratégias que podem ser usadas

Comunicação visual e estratégias que podem ser usadas

Fazer relações e comunicar-se de forma que todos entendam é algo que muitas pessoas desejam e não é a toa que é uma das qualidades que a maioria das empresas buscam. Quando falamos em comunicação, falamos no estabelecimento de relação que permite gerar muitos benefícios, no caso das empresas, melhoria dos serviços e aumento dos faturamentos.

As empresas podem usar uma quantidade enorme de linguagens, sendo uma das mais poderosas a comunicação visual, que por meio de plotagem veicular, banners, outdoors, vídeos e outros componentes conseguem atrair uma grande quantidade de atenção para o serviço ou produto.

No entanto, para que essa comunicação e as peças gráficas sejam feitas é preciso o desenvolvimento de uma identidade visual, que consiste em um conjunto de elementos gráficos que fazem com que essa mensagem seja transmitida.

Em outras palavras, uma identidade visual é como a empresa se mostra ao mundo, ou seja, são suas:

Hoje em dia grande parte dessa identidade visual é usada no meio digital, principalmente, por conta das redes sociais. Assim, sempre com o passar do tempo esse processo de comunicação vai se diferenciando e se aperfeiçoando.

Neste breve artigo falaremos sobre a importância desse tipo de comunicação e quais são suas estratégias que podem ser escolhidas pelas empresas, sejam no meio mais tradicional como as faixas e banners sejam em ambientes virtuais.

Por que a comunicação visual é importante?

Comunicar de forma efetiva é um princípio básico que favorece as vendas e as trocas de serviço. O mundo virtual apareceu e com ela a necessidade de busca por uma linguagem própria que vendesse para as empresas.

Deste modo, a linguagem visual que era muito mais restrita as propagandas nos meios tradicionais, fez com que tomasse grande influência no todo. Hoje, já são quase 3,8 bilhões de pessoas conectadas no mundo virtual, sendo 3 bilhões conectadas as redes sociais.

Além disso, muitos serviços são desenvolvidos no mundo virtual, que vão desde gráfica online até os famosos e-commerce. Por conta disso, as empresas viram a necessidade de se destacar, investindo na comunicação visual, já que no meio virtual, o visual é o que desperta e chama a atenção.

Esses elementos precisam despertar gatilhos mentais e resumir ideias de uma maneira mais rápido. Trocou-se grandes textos por infográficos bonitos e atraentes, caso tenha textos longos, são todos ilustrados, com hiperlinks para outras matérias, ganhando dinamismo dentro do texto.

E claro, a principal ferramenta da internet e que gera engajamento com o público é a produção dos vídeos. Os vídeos engajam de forma poderosa, de modo que cerca de 74% dos profissionais da área de marketing já utilizam de forma poderosa.

Portanto, vimos que a comunicação visual vai além das estratégias mais pontuais e materiais como os banners, os flyers, as placa de LED nas fachadas, mas consiste também em variadas estratégias dentro do mundo virtual.

Formatos de comunicação visual para sua estratégia

Existem muitos tipos de formatos gráficos que podem ser usados para que a estratégia de marketing da sua empresa seja feita com qualidade e eficiência.

Para termos noção, todos os processos de uma forma ou de outra utilizarão imagens, ficando aqui a dica da assinatura de um banco de imagens.

Esse tipo de serviço permite que você tenha imagens diferentes que podem ser usadas em vídeos e até mesmo em impressão em plástico transparente.

Abaixo vamos conhecer alguns formatos de comunicação visual para uma boa estratégia.

1. Imagens

São um dos formatos mais usados e que faz com que o leitor permaneça na página. Alguns estudos apontam que conteúdos mistos com texto e imagem fazem com que a atenção e performance do conteúdo frente ao público seja de até 323% em comparação com conteúdos sem imagens.

2. Vídeos

É o mais usado atualmente, principalmente, por gerar proximidade com o público. Estima-se que cerca de 80% do tráfego na internet em 2020 seja composto somente de vídeos.

Para termos uma noção, conteúdos em vídeos possuem um alcance até 8 vezes maior em comparação a publicações sem vídeos.

Deste modo entendemos que a comunicação visual está presente em muitos aspectos e que é de grande importância que as empresas pensem e invistam nesse tipo de conteúdo, já que só ajudará no engajamento e construção da marca frente aos concorrentes.

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