Comunicação visual para lojas de tecnologia

Comunicação visual para lojas de tecnologia

Comunicar e se relacionar é fundamental para o bom desenvolvimento das empresas e fazer com que os produtos e serviços sejam mais estruturados e também atrativos. Existem muitas linguagens para que a comunicação possa ocorrer, seja por meio de objetos de decoracao dentro da sua loja, seja por meio de outros componentes.

A linguagem que utiliza objetos de decoração, imagens e cores são chamadas de comunicação visual.

Esse tipo de linguagem permite a construção de uma identidade da empresa, de modo que quando o cliente se deparar com a necessidade, a primeira referência para a solução do seu problema ou desejo seja sua marca.

Por isso, é muito importante que as empresas invistam no desenvolvimento da comunicação visual e da sua identidade visual.

Neste artigo abordaremos sobre a importância desse tipo de comunicação e estratégias usadas para empresas do setor de tecnologia e de produtos geeks.

A necessidade da comunicação visual

Desde que o comércio ficou competitivo a necessidade da busca da atenção do cliente se transformou muito.

Antigamente as ações de marketing prometiam soluções miraculosas por um preço baixíssimo, depois, evolui para a criação de costumes por meio dos produtos e por conta da tecnologia o papel do consumidor se tornou ativo.

Assim, para que um produto funcione, um ponto fundamental é que o cliente enxergue a necessidade e aquilo gere desejo.

Sem a estrutura de uma comunicação visual com:

  • Cores;
  • Formas;
  • Vídeos;
  • Placa de LED;
  • Objetos decorativos.

Entre muitos outros elementos ajudam na construção de uma identidade sólida e que permite que a empresa se posicione no mercado de forma única gerando um destaque concorrencial. Nos tópicos abaixo falaremos sobre estratégias de comunicação para a área de tecnologia e venda de produtos geeks.

Estratégia de marketing para produtos geeks

A cultura pop na contemporaneidade cresceu muito, principalmente, devido ao investimento nos chamados filmes de “super-heróis” e seriados.

É um público mais jovem e adulto entre 18 e 34 anos, na maioria homens (85%) e que 64% têm uma renda entre 2 e 10 salários mínimos, sendo a maioria, 91%, que fazem compras online.

Esses dados foram feitos pelo IBOPE Conecta em parceria com o Omelete, um site de entretenimento e notícias do mundo pop (ou geek). Muitos são os produtos que são vendidos por esse mercado como display personagens, histórias em quadrinhos, filmes entre outros.

Para vender nesse mercado é muito importante se destacar visualmente, principalmente, porque os produtos são visualmente estimulantes.

Por isso, é importante o bom desenvolvimento de uma linguagem em vídeos e posts promocionais. Essas duas estratégias permitem que essas lojas consigam explorar esse tipo de público que cresce cada vez mais e que possuem um bom poder de compra.

Para complementar, pode-se também usar brindes, como toy art em papel de personagens de filmes e histórias em quadrinhos.

Marketing para empresas de tecnologias

As empresas de tecnologia são uma das mais importantes no cotidiano, afinal, elas criam soluções para a integração de softwares e hardwares e criação de aplicativos para que sejam usadas no nosso cotidiano.

Entretanto, apesar da criação de novas tecnologias muitas empresas não conseguem se desenvolver uma estratégia de marketing adequado, fazendo com que muitas vezes suas soluções não sejam vendidas de forma adequada e correta.

Por isso, as empresas de tecnologias precisam explorar tanto o marketing material com etiquetas auto adesivas personalizadas como no marketing digital. O marketing digital deverá ocupar grande parte das preocupações das estratégias dessas empresas.

Uma das estratégias é o que chamamos de marketing de conteúdo. Esse tipo de estratégia consiste no processo de produção de conteúdo relevante mantendo relações muito duradouras de negócios, de modo que o consumo intenso de informações gere um cliente ciente do que está comprando.

Para gerar esse marketing de conteúdo muitos são os processos que podem ser usados como os blogs, e-mail marketing, redes sociais e vídeos.

Este último tipo de linguagem é um dos mais utilizados na estratégia de marketing de empresas de tecnologia e que possuem muitos tipos de modelos como videoaulas, screencast e webinars.

Vimos portanto que para o desenvolvimento de uma boa consolidação da marca passam pela elaboração de uma boa identidade visual.

Sem esse processo não é possível consolidar-se no mercado e fazer a diferença frente aos concorrentes, por isso, investir em diversas estratégias é fundamental.

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