Criando um plano de marketing para sua empresa

Criando um plano de marketing para sua empresa

Como atrair a visibilidade de clientes e investidores? Como obter um diferencial competitivo no mercado? Sem dúvidas, esses questionamentos cercam diversos empreendedores ou pessoas que desejam investir m um negócio.

Existem tantas empresas e marcas oferecendo vários produtos diferenciados e algumas, tão consolidadas, que realmente começar um negócio ou impulsionar o seu, não parece uma tarefa fácil.

No entanto, existem algumas técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade do seu negócio, te dar diferencial competitivo, aumentando as vendas e consequentemente, a lucratividade empresarial.

Estamos falando da contratação de agencias de comunicação para auxiliar a sua empresa. Essas agências conseguem agregar muito valor a sua marca.

Isso porque, ela é formada por jornalistas, equipe de marketing, publicidade e propaganda, relações públicas e os profissionais do design.

Essas empresas desenvolvem técnicas e estratégias de como fazer com que sua empresa se comunique melhor com seus fornecedores e consumidores finais.

Essas técnicas são desenvolvidas por meio da criação de peças gráficas como banners, cartazes, instalação de outdoors, até as peças digitais, como anúncios em redes sociais, sites e até mesmo, criação de artes, promoções, dentre outros.

São muitas estratégias que essa empresa pode utilizar para aumentar a visibilidade do seu negócio diante da concorrência.

Essas estratégias passam por um plano de comunicação que é consolidado com a empresa, mas também por um plano de marketing. Confira mais detalhes.

O que deve ter no plano de marketing de sua empresa?

Plano de marketing, o que será isso? Não se preocupe que vamos te explicar. Esse plano consiste em um documento de planejamento de sua empresa, a respeito das técnicas e estratégias que serão utilizadas para divulgar sua marca ou produtos.

O objetivo desse documento é deixar todas as técnicas planejadas com o objetivo de aumentar a visibilidade empresarial, atrair novos clientes, promover um melhor contato com investidores e aumentar as vendas.

Esse documento é feito levando em consideração algumas características da empresa (por isso, cada plano de marketing deve ser feito de modo pessoal para cada empresa).

As características para desenvolver esse plano de marketing é verificar:

  • A disponibilidade orçamentária;
  • As metas e objetivos da empresa;
  • Quais canais de comunicação que a empresa têm;
  • Como canais podem ser criados;
  • Quais produtos ou serviços que serão disponibilizados;
  • Que meta será alcançada;
  • Se haverá divulgação na mídia tradicional (TV, jornal);
  • O que os patrocinadores e investidores da empresa pensam sobre isso.

Sendo assim, definir um plano de marketing não é uma tarefa fácil, pelo contrário é um longo caminho que precisa ser trilhado, fazendo uma análise de riscos, benefícios, pontos fortes e fracos de uma empresa, para começar a atuar em cima do que foi planejado.

Nesse aspecto, esse planejamento de marketing se encaixa dentro de um planejamento de comunicação, que é basicamente esse plano só que um pouco maior e mais complexo.

Geralmente, grandes empresas fecham planos de comunicação anuais ou semestrais, estabelecimento todo um planejamento a respeito dos locais onde a empresa publicará.

Assim como, quais serão as estratégias de divulgação da marca, os canais de comunicação da empresa, a técnica de gerenciamento de crise, da mesma maneira que um planejamento a respeito de treinamentos voltados à comunicação, que também é conhecido como media training.

É um segmento bastante amplo e complexo e por isso, contar com apoio profissional é fundamental.

Elementos que podem agregar

Com todos esses planos definidos, chegou o momento de colocar em prática as técnicas e estratégias de comunicação, principalmente, as de comunicação visual, que causam um maior impacto e atração no cliente.

Por isso, separamos três elementos que são fundamentais para atrair a visibilidade, só que de uma forma mais individual e pessoal.

Primeiro, vale a pena citar sobre a importância do folder, como é o caso do folder turístico.

Esse elemento é interessante porque condensa algumas informações em um único documento, tornando-o colorido, atrativo e bastante sintético, ou seja, o cliente procurará informações e encontrar com facilidade.

Outro elemento importante é o uso da placa em acrilico para fachada. Pensar na fachada do seu empreendimento é fundamental.

É a porta de entrada da sua loja e por isso, deve ter um diferencial. Sua fachada deve ser limpa, conter o nome da empresa, logotipo e uma iluminação atraente ao cliente.

Por fim, vale a pena falar sobre o uso do display personagens ou display em acrílico, que serve como um suporte para cartazes e folhetos. Esse material é bastante versátil e está disponível em várias cores.

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