Embalagem e o valor agregado do produto

Embalagem e o valor agregado do produto

As embalagens são extremamente importantes para as decisões de compra dos consumidores, conforme apontou uma pesquisa realizada pela MeadWestCo.

De acordo com o estudo, cerca de 60% das pessoas se fidelizam a uma marca ou mercadoria, diante da funcionalidade da embalagem, enquanto 38% são influenciados pela aparência do invólucro.

Diante disso, é importante que as empresas tenham atenção às características da embalagem. Ademais, não basta ser bonita – ela também precisa ser funcional, ou seja, oferecer praticidade ao consumidor.

Por esse motivo, pensar em estratégias do melhor invólucro é um planejamento que demanda muitos cuidados, pois as embalagens são o primeiro contato dos clientes e, portanto, geram uma afetividade entre a marca, o produto e a decisão de compra.

É importante salientar que a embalagem também é uma importante ferramenta de marketing, isto é, ela ajuda na divulgação da marca e do produto. Por isso, os invólucros devem ser personalizados, seguindo a mesma identidade visual e, além disso, ser atrativo aos clientes.

Afinal, se a embalagem não for condizente com o produto, há chances da mercadoria permanecer estagnada, pois poucos voltarão olhares e o produto permanecerá despercebido.

Desse modo, vemos que as embalagens agregam valor às mercadorias e, mais do que isso, adequam os produtos de forma eficiente, dependendo do item e expectativas do consumidor.

Portanto, os invólucros colaboram com o posicionamento da marca no mercado e, sendo assim, merecem ser funcionais, perceptíveis e fiéis à marca.

Exemplos de embalagens funcionais e atrativas

Ao planejar o melhor tipo de embalagem é importante verificar os aspectos relacionados ao produto. Por exemplo, invólucros com tampa flip top são ótimos para bebidas, pois permitem o fechamento total de garrafas, livre de vazamentos.

Além disso, esse tipo de tampa facilita a abertura e fechamento, sem que o cliente tenha que utilizar ferramentas para abrir a mercadoria.

Nas garrafas em vidros, as tampas flip top costumam já vir perfuradas diretamente no produto, com função no vidro. Além da facilidade de abertura e fechamento, o cliente também tem maior segurança contra violação, pois a tampa permanece lacrada. Entre outros tipos de embalagens, destacam-se:

  • As embalagens tetra-park;
  • As embalagens em madeira;
  • As embalagens em vidro;
  • As embalagens em alumínio.

Vale destacar que os invólucros também se diferenciam conforme o formato. O pote, por exemplo, é um tipo de embalagem recomendada para cremes, como hidratantes, máscaras faciais, máscaras para cabelos, entre outros.

Os potes são fáceis de abrir e permitem que o cliente coloque a mão diretamente no produto, já que muitos cremes são usados para aplicação no rosto e corpo.

Ainda no quesito cosméticos, essas embalagens merecem especial destaque, pois devem ser feitas em formatos anatômicos, para facilitar o manuseio pelos clientes.

Por esse motivo, muitas empresas buscam o frasco para shampoo comprar com qualidade e beleza, em embalagens com diferentes capacidades (100, 200, 300ml, chegando até 5 litros para shampoo de salão). O mesmo vale para condicionadores e produtos capilares em geral.

Tipos de embalagens especiais e personalizadas

Fora a grande disponibilidade de embalagens em diferentes formatos e materiais, é possível encontrar invólucros personalizados, feitos sob medida conforme o produto.

Isso quer dizer que caso a empresa ofereça uma mercadoria muito específica (ou em tamanhos diferenciados), é preciso conformar uma embalagem própria, capaz de abrir o produto de maneira eficiente e funcional.

É o caso, por exemplo, da bombona 50 litros, uma embalagem especialmente confeccionada para armazenar produtos fluidos em grandes quantidades.

Ela também é usada para acondicionamento de combustível, já que a bombona é extremamente resistente e não influencia nas características do produto.

Outro ponto importante diz respeito à resistência, pois essa embalagem é, normalmente, confeccionada em plástico, um material que suporta choques mecânicos, atritos, intempéries e processos de corrosão.

Basicamente, a maior parte das embalagens para líquidos é feita em plástico, devido às características positivas do material.

Mas, para quem deseja investir não só em embalagens, mas também em estratégias de marketing, com objetivo de fidelização dos clientes, é possível confeccionar invólucros criativos, que podem ser usados posteriormente pelos consumidores.

Algumas embalagens, por exemplo, podem servir de porta celular, uma maneira criativa de fornecer uma espécie de brinde ao cliente e, ainda, ajudar na divulgação da marca. Tudo irá depender da criatividade do empreendimento, que pode planejar outras ações a partir das embalagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *