Embalagem para a comunicação visual

Embalagem para a comunicação visual

A embalagem é muito importante para o produto, e ela pode ser de diferentes tipos, afinal, existem diferentes produtos. Dessa maneira, pode ir de caixa de papelão para alimentos até sacolas personalizadas.

E também podem se alterar levando em consideração diversos aspectos como:

  • Tipo de material;
  • Design;
  • Formatos;
  • Informações obrigatórias conforme as leis.

Assim, a embalagem serve mais do que transportar o produto da loja até a sua casa, é uma ferramenta para que às empresas possam comunicar-se com o cliente, ou seja, é uma estratégia de marketing da empresa, e as vezes uma apresentação principal, ainda mais para quem faz o primeiro contato com o produto.

Nesse artigo falaremos como as empresas utilizam as mais diferentes embalagens sejam embalagens de papelão para alimentos, plástico ou madeira para fazer com a comunicação visual ganhe alcance.

A importância das embalagens

Quando falamos das embalagens estamos quase sempre nos referindo as características de conservação e transporte, pois permite que o produto não chegue quebrado, danificado ou extraviado.

Apesar de ter essa primeira função, são importantes também para comunicar ao público todas as informações referentes ao produto. Muita das informações obrigatórias são reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

No entanto, além de todos esses produtos, as embalagens, seja de sacola de papel kraft pequena, ou de caixas, são também um canal de comunicação direto, que ajuda na estratégia de comunicação visual de uma empresa, e serve para atrair clientes e ajuda na educação do cliente quanto ao uso do produto.

Desse modo, a comunicação visual é favorecida pela embalagem quando esta tem um bom design gráfico, e tem um branding (construção da marca) bem elaborado.

Funções da embalagem

As embalagens possuem algumas funções e que veremos com mais detalhes nos tópicos abaixo:

1. Transporte

Quando se pensa em uma embalagem é de grande importância lembrar da necessidade de transporte do produto, e isso não somente na fase final do produto, mas também no processo de transporte da fábrica até o galpão.

Assim, as embalagens podem vir com alças, como as sacolas de papel pequena, ou então alguns produtos como pacotes de papel higiênicos ou bebidas, possuem formatos anatômicos.

2. Comunicação

A comunicação que se estabelece com as embalagens é essencial para que a marca começa a se fixar dentro do mercado. Isso porque ela estabelece uma comunicação direta com relação as informações da marca, como também estabelecer um branding, que é a construção de uma marca, ou então, a gestão da marca.

Investir na comunicação visual estabelecida por meio de embalagens como sacola de papel branca ou de outro modelo é essencial para que o consumidor consiga associar confiabilidade, valores e princípios como qualidade a marca.

Assim, é importante que as embalagens incluam logotipo e tipografia da marca, bem como as cores da marca, e trabalhar com diagramação e design para que o produto seja essencial.

A embalagem ajuda a marca também a ocupar a lista de referências positivas na mente do cliente, de modo a construir um relacionamento duradouro, e o consumidor se torna um promotor dos produtos.

As embalagens portanto precisam agregar diversos elementos para convencer o público sobre a qualidade do seu produto, bem como aumentar a credibilidade da empresa, e também aumentar as vendas.

Tipos de embalagens

Existem diversos tipos de embalagens disponíveis para que a comunicação visual possa trabalhar.

E iremos falar sobre alguns desses modelos e suas características:

1. Embalagem de plástico

Essas embalagens são versáteis e por serem estéreis são indicadas para produtos alimentícios. Outro fator que pode ser levado em consideração com essa embalagem é que ela possui diversas opções de personalização.

Então é possível fazer design arrojados e gravações variados, de modo que a identidade visual da marca seja realizada.

2. Embalagem de papelão

A embalagem de papelão também tem alguns subgrupos como o papel kraft (para produção de sacola kraft branca) por exemplo. A grande vantagem desse tipo de embalagem é que ela permite a impressão e aplicação de marca de formas diferenciadas e diversas.

E uma grande vantagem ainda é que o papelão e o kraft é um material que pode ser reciclado.

Desse modo, as embalagens são um ótimo produto para que a comunicação visual se estabeleça de forma direta, comunicando o público sobre suas qualidades, construindo uma grande confiabilidade e visibilidade da marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *