Entenda tudo sobre os tipos de fita

Entenda tudo sobre os tipos de fita

A fita adesiva é um material muito utilizado no cotidiano de profissionais de qualquer ramo — escritórios, produção, área administrativa, escolar, entre outros.

Ou, até mesmo, no uso pessoal, pois as pessoas recorrem às fitas para emendar alguma caixa ou objeto.

Ela é composta por 2 componentes: a superfície base (lado que não há cola) e a adesiva (lado que gruda em um determinado objeto).

A base da fita pode ser feita em diferentes materiais: polipropileno, papel, polietileno, entre outros tipos. Teve origem no ano de 1925, muito utilizada, nessa época, por um pintor.

Com o passar do tempo, descobriram sua funcionalidade e utilidade, logo a indústria alimentícia começou usufruí-la para suas embalagens. Seu uso evoluiu e passou a ser usado pela população em suas funções domésticas também.

Desde esse tempo para os dias atuais, a fita adesiva sofreu muitas modificações, melhorias e foram criadas em vários estilos e tamanhos como, por exemplo, fita pet 25mm.

Cada uma atendendo a necessidade específica de cada situação. Portanto, é oportuno ter conhecimento de qual tipo de objeto/ superfície em que a fita será aplicada, assim, garantido um bom funcionamento dela.

Existe alguma forma de avaliação na qualidade da fita?

A qualidade da fita adesiva depende do produto em que ela será aplicada, ou seja, uma fita adesiva transparente não serve para o isolamento de fios elétricos, no momento da instalação de um chuveiro.

Neste caso, a fita mais indicada é a isolante. Desse modo, o recomendável é saber onde será aplicado a fita e verificar se ela pode atender a necessidade.

Existem alguns conceitos que pode auxiliar na escolha da fita, além da coesão: força que impede que o material se desfaça.

Adesão inicial ou TACK

Força de atração ao tocar na superfície do objeto, aqui varia conforme a aplicação. Esse conceito é importante para uma determinada aplicação.

Como, por exemplo, na colagem de rótulos de embalagens feitas de polietileno e menos importante, para outra ocasião como fixar chapas metálicas de ônibus.

Adesão

É quando a fita alcança 100% da força de atração na superfície desejada. Mas, atenção: em determinadas fitas, a adesão só pode ser avaliada depois de um período.

Por exemplo: as fitas de acrílicos demoram para ter a adesão no período de 72 horas.

Há superfícies de objetos/ materiais que são difíceis de ter adesão da fita e eles são denominados como superfícies de baixa energia superficial, exemplos, plásticos feitos de polipropileno e polietileno.

Já os materiais de fácil adesão, são denominados como superfícies de alta energia superficial, exemplo, porcelanas, metais sem tratamento, plásticos de engenharia como o policarbonato, o teflon, o nylon, entre outros.

Outra diferença que pode ser notada, é utilizando a água. Nas superfícies de baixa energia, ao se colocar gotas de água em cima de sua superfície, as gotas de água ficam arredondadas.

E escorrem mais facilmente. Já os materiais de alta energia, as gotas ficam achatadas e tem dificuldade de escorrerem.

Tipos de fitas inseridas no mercado

Conforme o tempo foi passado, foram criadas variedades de fitas para serem usadas no dia a dia profissional e pessoal. Conheça alguns tipos:

Fita pet

A fita pet é conhecida pela sua grande força de tensão, alto alongamento e por sua grande resistência. Esse tipo de fita pode ser encontrado em dois em materiais: poliéster e aço.

Entretanto, a de poliéster tem mais absorção de impactos e alto alongamento, durante o transporte e manuseio da carga. Ela é conhecida também como fita de arquear pelo mercado. Veja seus atributos positivos:

  • Alta absorção do impacto;
  • Menor pressão nos cantos da embalagem;
  • A tensão é mantida mesmo se o volume da embalagem diminuir;
  • Menor probabilidade de ruptura se comparado com a de aço;
  • Reduz gasto com material;
  • Menos riscos de acidentes no caso de quebra da fita;
  • Mais fácil de usar;
  • A fita de arquear verde e outras cores, sob consulta com o fornecedor.

Fita isolante

A fita isolante é a mais conhecida, pois ela ajuda a bloquear/isolar possíveis choques elétricos ao lidar com fiação.

Silver Tape

Já a Silver Tape, é uma fita para consertar tudo dentro de casa, pois é forte, resistente a àgua e à abrasividade e durável.

Fita Crepe

Outra fita muito usada em casa é a fita Crepe, pois ajuda no mascaramento de pinturas de paredes, na decoração de festas.

Além de encapamentos de materiais e até de delimitar espaços necessário em uma construção, reforma ou marcação em teatro.

Fita antiderrapante

Existe também a fita antiderrapante, que ajuda a evitar quedas e é muito utilizada em rampas, escadas e solos escorregadios.

Uma fita perfeita para ajudar os idosos a evitarem acidentes e fraturas decorrentes de quedas. A fita dupla face é ótima para fazer artesanatos, decorações de festas e trabalhos escolares.

A gama é extensa quando se trata de fitas e suas finalidades também são vastas. O importante, antes de usar uma, é saber o destino que a fita irá ter.

Ou seja, qual o propósito que ela terá em determinado objeto ou superfície. Mas antes de aplicá-las, é necessário limpar a região antes, pois o contato com a sujeira pode interferir no processo de execução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *