Etiquetas e embalagens para a indústria alimentícia

Etiquetas e embalagens para a indústria alimentícia

O setor de alimentos vem crescendo à cada dia, e não é por menos, afinal, a alimentação é importante para a manutenção da vida. Um dos pontos importantes para que essa indústria tenha qualidade e segurança em seus produtos é o uso de embalagens e etiquetas.

Dessa maneira, existe uma variedade de etiquetas e embalagens disponíveis para manter a segurança dos alimentos, que vão desde caixa de papelão para salgados até embalagens de vidro, etiquetas de papel couché até as feitas com filme plástico.

No decorrer desse artigo falaremos sobre a importância da escolha de embalagens e etiquetas que asseguram que os produtos do setor alimentício tenha segurança e qualidade.

Entendendo as embalagens

Há no mercado alimentício grandes variedades de produtos e ao mesmo tempo, grandes variedades de embalagens. Desse modo fica bastante difícil saber qual a embalagem mais adequada para determinados produtos.

São grandes opções de materiais e processos como:

  • Vidro;
  • Alumínio;
  • Isopor;
  • Papel.

A escolha das embalagens levam em consideração muitos fatores também como textura do alimento, umidade e a capacidade da embalagem de preservação da temperatura, sem deixar de lado o valor estético que é tão importante para o sucesso do produto.

Desse modo, a embalagem kit lanche preço deve ser pensado para garantir as propriedades dos alimentos, bem como permitir seu transporte.

Assim, temos alguns tipos de embalagem que são altamente seguras e boas:

1. Embalagens de vidro

A grande vantagem do uso das embalagens de vidro é sua durabilidade e por ser reciclável. É bastante comum em produtos como líquidos, mas é usado também para conservas e outros alimentos.

O vidro também é uma excelente escolha para guardar doces que serão colocados dentro de caixa de papelão para doces para ser vendidos. O vidro tem características inertes, ou seja, não passa aos compostos guardados cheiro ou gosto.

Essa embalagem é altamente impermeável, tendo grande capacidade de conservação.

2. Embalagens de alumínio

A embalagem de alumínio se destaca pela praticidade do transporte e pela durabilidade. Assim como o vidro, o alumínio é altamente reciclado.

Esse material é usado para embalar bebidas como refrigerantes e cervejas. É indicado também para o uso de conservas em geral.

3. Embalagens de papelão

A embalagem de papelão para doces e outros produtos são produzidas de forma bastante simples e são recomendados para alimentos secos como: farinhas, macarrão, ovos e biscoitos.

Outro tipo de embalagem de papelão bastante comum é o uso do treta-park, que consiste em uma embalagem com camadas intercaladas de papelão, plástico e alumínio, dando grande durabilidade e proteção contra diversos tipos de impurezas.

São muito usados como embalagem para mini salgados por permitir o fácil transporte.

Entendendo as etiquetas e rótulos

Um complemento das embalagens que assegura a qualidade e o transporte dos produtos são as etiquetas e rótulos.

A etiquetagem é importante para que o consumidor saiba dos componentes e valores nutricionais da embalagem, bem como servir de apoio estético para a embalagem.

Há alguns tipos de etiquetas e rótulos que podem ser encontrados em muitos produtos como:

1. Couché

As etiquetas e rótulos de papel couché é usado em uma grande variedade de produtos no ramo alimentício. É um papel offset, que recebe um revestimento impermeável. Permite também grande qualidade de impressão.

2. Vinil

As etiquetas de vinil são feitas de um filme plástico. São impressos por meio de plotters, com adesivos autocolantes. São recomendados para serem usados em produtos que vão à geladeira, como os alimentos perecíveis e em conservas.

3. BOPP

O filme plástico BOPP é conhecido como polipropileno biorientado, e é bastante resistente à umidade e a água. É recomendado para as embalagens flexíveis como nas embalagens de frios.

3. Etiqueta void

A etiqueta VOID ou chamada também de lacre de segurança VOID, é uma etiqueta de segurança que é feita com uma dupla camada.

Caso o alimento seja violado e não aberto de forma correta, a etiqueta apresenta a mensagem VOID (violado) abaixo, sendo possível a identificação da violação.

São ideais para proteger alimentos que vão ser transportados por grandes distâncias e que vão passar por diversos pontos de busca,

Dese modo, compreendemos que para a segurança dos produtos no setor alimentício é preciso utilizar embalagens e rótulos adequados, assegurando eficiência e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *