Etiquetas e informações importantes

Etiquetas e informações importantes

A produção de alimentos é abrangente, atendendo diversas demandas do mercado consumidor. De frutas e verduras frescas, até os altamente processados, todos precisam de etiquetas de identificação, para poder atender às exigências de autarquias, como a Vigilância Sanitária e demais órgãos de fiscalização pública.

Os estabelecimentos comerciais que trabalham com a preparação de alimentos também devem seguir regras, para que os produtos possam ser cortados, preparados, separados e acondicionados, com informações que possam identificar a procedência e validade para consumo.

Por isso, as etiquetas são acessórios indispensáveis, tanto em cozinhas domésticas, quanto nas fábricas e estabelecimentos comerciais que trabalham com todo tipo de ingrediente alimentar, como lanchonetes, restaurantes, padarias, confeitarias e indústrias alimentícias.

Padronização de etiqueta facilita organização

A preparação de uma receita alimentar depende de várias etapas, desde a disponibilidade dos ingredientes que vão ao prato, passando pelo tipo de cozimento em que será preparado, até a apresentação final, servindo à mesa, para o cliente.

Para ter organização e praticidade, as etiquetas de manipulação de alimentos podem ser uma solução eficaz, pois permite identificar o produto, a data de validade e, dependendo da anotação, até mesmo a quantidade disponível.

Padronizar este tipo de informação tem diversas vantagens, como:

  • Acordo com normas da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
  • Local de identificação de data, conteúdo e pesagem;
  • Acesso de fácil interpretação no uso doméstico e de manufatura;
  • Etiquetas especiais, para suportar umidade e alteração de temperatura.

As fábricas possuem um código de identificação de produtos, por exigência da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, podendo ser identificado tanto no mercado interno, quanto nos produtos tipo exportação.

As etiquetas para congelados são fabricadas com tecnologia BOPP, que suporta alterações de temperatura, e podem ser transportados em caminhões equipados, indo direto para frigoríficos e geladeiras expositoras, em mercados, supermercados, entre outros estabelecimentos comerciais.

Identificação de marcas e produtos

O marketing é uma ferramenta poderosa, e precisa ser colocado em prática a todo momento.

Aproveitar etiquetas adesivas personalizadas para alimentos é um modelo de divulgação de marca e produto, que muitos estabelecimentos comerciais voltados ao setor alimentício, utilizam, quando formam uma embalagem para que o consumidor possa levar a comida e bebida para viagem.

Além disso, estas etiquetas têm uma importante função, que é garantir que a embalagem esteja devidamente lacrada, e que o produto vai chegar intacto para consumo. Informações importantes também podem ser divulgadas neste tipo de lacre.

As etiquetas de validade para alimentos podem acompanhar o fechamento das embalagens, indicando a procedência e data de fabricação do produto. Com isso, o cliente fica informado do tempo em que ele pode consumir o produto, sem colocar a saúde em risco.

Transporte não deve ser ignorado

Os alimentos devem ser transportados em veículos adaptados, de acordo com a procedência e o destino em que será descarregado.

Por isso, caminhões frigoríficos devem carregar produtos como alimentos congelados, sorvetes e produtos que ficam em exposição em freezers e geladeiras dos pontos de venda.

Para transportar produtos que precisam de certos cuidados, para não amassar os produtos que ficam em exposição nas prateleiras, podem ser encaixotados em embalagem de papelão para doces, salgados, ou qualquer outro tipo de produto.

Que possam ser transportados em contêineres, ou caminhões adaptados, com baú na carroceria, impedindo a entrada de luz e outros agentes que possam prejudicar o sabor dos alimentos.

Os comerciantes também devem oferecer alternativas aos clientes que preferem consumir o produto em um outro ambiente, como a residência, ou mesmo no ambiente de trabalho.

Desta forma, dispor de caixa para lanche e refrigerantes com embalagem descartável pode ser a solução ideal para pequenos, médios e grandes comerciantes.

Com as etiquetas para lacração dos produtos devidamente posicionados, a entrega em sistemas de compras diretamente do veículo, pode atender a uma grande demanda de consumidores, nos mais diferentes estabelecimentos comerciais.

O transporte pode ser facilitado, com caixas adaptadas para copos e alimentos, conforme as características do estabelecimento comercial.

Seguindo o padrão, tanto das etiquetas quanto das embalagens voltadas para o setor alimentício, o mercado deve seguir todas as normas adotadas, garantindo que os invólucros não sejam violados, e os produtos possam ser transportados de maneira segura, tanto em grandes quantidades.

Da linha de produção para os pontos de venda, quanto para os profissionais que fazem a entrega de produtos prontos, e entregues em domicílio, junto ao consumidor final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *