Gráficas: como estruturar uma loja física

Gráficas: como estruturar uma loja física

Se você está montando uma empresa que presta serviços gráficos, é muito importante estruturar e equipar bem a sua loja física.

Com um ambiente bem desenvolvido é possível fornecer um serviço com mais qualidade, além de armazenar bem os equipamentos utilizados no trabalho ofertado.

E como estamos falando sobre lojas físicas, devemos apresentar a você os principais fatores para montar uma loja física para gráficas.

Então, se você deseja saber mais sobre por onde começar e quais itens investir, continue com a leitura deste artigo.

Escolhendo e montando o espaço ideal

Assim como em outros negócios, para montar a sua gráfica com loja física é necessário encontrar a localização perfeita.

Se você parar para analisar, bairros onde estão localizados prédios de universidades e centros comerciais sempre contam com alguma gráfica por perto, e isso se deve ao que chamamos de “lei da oferta e demanda”.

É normal que universitários e empresas precisem, em algum momento, de serviços gráficos, e, por esse motivo, essa localização é perfeita para montar a sua gráfica,

Mas outro ponto que deve ser levado em consideração no momento de escolher o espaço perfeito, é o fato de que uma gráfica, para funcionar de forma adequada, precisa dispor de diferentes equipamentos, e por esse motivo, o espaço escolhido precisa ter capacidade para o armazenamento e manuseio destes.

Agora que o local já foi definido, é necessário encontrar fornecedores para a aquisição dos equipamentos, como venda de copiadora, e dos insumos para a produção. 

Vale ressaltar também a importância de verificar a credibilidade da empresa fornecedora, bem como a avaliação dos serviços e produtos que ela oferece.

Definindo os serviços ofertados

Outro fator importante para quem deseja montar sua própria gráfica é a definição de quais serviços serão oferecidos em seu catálogo, desde impressão de apostilas a banners para eventos.

Como falamos acima, a demanda para serviços gráficos pode se originar de Pessoas Jurídicas (empresas, lojas, etc.) ou de Pessoas Físicas (universitários, estudantes no geral, etc.), por isso, confira a seguir quais serviços podem ser fornecidos por uma gráfica:

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como montar uma loja física para gráficas, já pode começar a se planejar e elaborar o seu plano de negócios, para pôr a mão na massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *