Tipos de impressora e suas vantagens

Tipos de impressora e suas vantagens

A impressora faz parte da nossa vida. Seja no trabalho, seja em casa, necessitamos cotidianamente do uso delas para imprimir documentos, trabalhos escolares, relatórios, tirar cópias… Para tudo isso a impressora é um item de ouro.

Atualmente existe no mercado uma variedade gigantesca de impressoras, cada uma adequada para uma específica demanda e todas apresentam vantagens diferentes.

Vamos aqui, conversar um pouco sobre os modelos existentes de impressoras e qual vantagem que cada uma apresenta.

Você sabe qual tipo de impressora multifuncional, ou não, é adequada para você?

Se está em duvida de qual se adequa as suas necessidade, então, aconselho que continue sua leitura e conheça um pouco mais de cada uma. Conheças os diversos tipos e veja qual é a melhor para você.

Jato de tinta

Esta é, com certeza, o tipo mais usado por todos. As impressoras de jato de tinta são altamente aconselhadas para que seu uso seja realizado no âmbito da residência ou mesmo para tarefas simples no escritório.

Elas realizam o serviço de impressão por meio de diversas micro gotas de tintas que passam por uma abertura minúscula que existe nos cartuchos.

Elas se baseiam no método CMYK de cor e oferecem ótima qualidade de impressão com real fidelidade de cores.

Elas comumente são vendidas no padrão multifuncional, no qual desempenha diversas funções aliadas a impressão, como o scanner e a copiadora.

Essa opção apresenta diversos benefícios, como:

  • Preço acessível;

  • Boa qualidade de impressão;

  • Suprimentos fáceis de encontrar;

  • Fácil manutenção.

Impressoras à laser

impressora à laser também é uma das mais populares. Antes, só poderia ser encontrada em ambientes de escritório, mas, com o aumento da popularidade dela, também passou a ocupar espaços em residências convencionais.

Esse tipo de máquina realiza a impressão por intermédio de um toner. Nele se encontra um pó muito fino que, ao ser aquecido, fixa no papel e por fim realiza a impressão.

Por conta desse processo, a multifuncional laser tem a capacidade de realizar impressões em uma maneira muita mais rápida que sua concorrente, a jato de tinta.

Impressoras térmicas

Esse tipo de impressora necessita de um tipo específico de papel, que também é chamado de papel térmico. Basicamente, seu funcionamento se dá quando a cabeça térmica passa pelo papel.

Fazendo o mesmo escurecer na região onde é aquecido. Assim, a imagem ou texto é impresso na superfície do papel

Nos últimos anos ela caiu bastante em desuso. Dessa forma, as impressoras de cupom fiscal existentes nos supermercados são a vaga lembrança do modelo da impressora térmica.

Antes da popularidade das plotters aumentarem, a impressora termica era muito utilizada para a produção de banners ou faixas.

Plotters

Citadas anteriormente, as plotters existem em dois tipos básicos: a de corte e a de impressão.

Pelo nome, já é possível deduzir seu funcionamento. A de corte apenas recortar os desenhos em papéis especiais, muito utilizada para a criação de adesivos diversos.

Por sua vez, o modelo de impressão trabalha com impressões em grande tiragem e numa qualidade excelente.

Ambas são comumente utilizadas em banner e faixas que rotineiramente vemos na rua. Em geral, são destinadas ao uso profissional por empresas de plotagem.

O interessante é que essas impressoras usam a tecnologia das jatos de tinta porém devidamente adaptadas para o tamanho que tem.

Impressoras de tinta sólida

Essa impressora utiliza um tipo de bloco sólido de tinta, no qual passa por um processo de alteração de fase no dado momento da impressão.

É neste momento que este bloco é derretido e é devidamente aplicado ao papel e logo em seguida ocorre que um suor fixa a tinta na superfície de papel.

Muito comum em ambientes industriais, principalmente para a estampa de embalagens e afins.

Enfim, há um número expressivo de tipos de impressoras. Cada qual é destinada para uma atividade específica. Você deve saber qual será o destino e qual o uso que a impressora terá.

Além disso é importante que você saiba qual o tamanho dela é ideal para você, sendo mais comuns o modelo de impressora a3 ou o popular a4.

Procure por empresas especializadas e que ofereçam um bom suporte ao cliente. Oferecendo uma gama variada de marcas e modelos para que você possa escolher os que mais se encaixam em sua necessidades e em seu bolso.

Foque naquelas que demonstrem qualidade de impressão durabilidade e bom custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *