Informação de produtos e uso de etiquetas

Informação de produtos e uso de etiquetas

A informação presente em produtos disponíveis aos compradores devem conter diversos dados, de acordo com o Código Brasileiro do Consumidor. As informações são variadas, que são adequadas a cada produto vendido.

Portanto, a indústria deve estar cientes de quais os dados que devem ser disponibilizados, de acordo com o produto oferecido ao mercado consumidor.

Informações como origem do produto, ingredientes, data de fabricação e validade, devem constar em produtos alimentícios. Para a indústria têxtil, as informações contidas nas etiquetas de camisetas, calças, bermudas, blusas, saias e calçados também variam, sendo que informações como tamanho, matéria-prima, fabricante e modo de lavar devem estar presentes.

Produção em larga escala

As empresas que atendem um mercado globalizado devem ter, em sua composição, a parceria com agências de comunicação para que estudos de viabilidade de rótulos sejam realizados.

Dessa forma, é possível atender às demandas solicitadas pelas agências reguladoras, criando uma marca que possa ser reconhecida em todo e qualquer estabelecimento comercial.

Os trabalhos realizados por uma fabrica de etiquetas adesivas devem ser feitos com maquinários exclusivos, que possam fazer o recorte adequado a cada embalagem de um produto.

As especificações técnicas, como cores e formatos, devem ser acompanhadas de perto para que todo o processo de identificação visual seja aprovado por uma comissão e seja identificável pelos consumidores à primeira vista.

Ocasionalmente, os produtos podem receber uma alteração visual, adequando-se a eventos globais, como campeonatos esportivos e eventos culturais.

Para atender a públicos específicos, a fabricante de etiquetas promocionais deve receber uma solicitação de mudança e se adequar da melhor forma possível para que todos tenham acesso a um produto exclusivo, por um tempo determinado.

É preciso lembrar que, mesmo em eventos esporádicos, algumas informações devem estar presentes nas etiquetas e rótulos dos produtos, como:

  • Data de fabricação e tempo de validade;
  • Numeração de fabricação e lote;
  • Descrição de ingredientes, em produtos alimentares;
  • Apelo estético próprio de cada marca.

A criatividade empregada em cada etiqueta deve transmitir os valores e objetivos de uma empresa e, ainda assim, ser informativa e adequada a cada lugar em que seus produtos serão comercializados.

A visão de mercado também é afetada, pois o alcance pode ser regionalizado, ou a produção pode atender em escala global.

Isso vai depender dos interesses de comercialização e o atendimento de diferentes públicos, com uma variação de produtos que possam ser consumidos de acordo com a realidade de cada país.

O reforço de uma marca pode ser feito por meio da disponibilidade dos produtos, em balcões e prateleiras dos pontos de venda, com o reforço de propagandas externas que estão presentes em mídias como rádio e televisão, revistas e jornais e até nas redes sociais.

Adequação ao mercado consumidor

As empresas devem seguir condutas estabelecidas por órgãos fiscalizadores e, para isso, aplicar etiquetas adesivas para código de barras, onde informações cruciais poderão ser identificadas por meio de equipamentos eletrônicos e disponíveis em um banco de dados compartilhado por estabelecimentos comerciais.

Para atender a casos isolados, em que as informações podem ser anexadas após a disposição aos comerciantes, nos pontos de venda, a possibilidade de adequação pode ser controlada por meio de fornecimento de etiquetas em branco, que podem ser completadas conforme a necessidade e adequação do produto ao mercado consumidor.

Dessa forma, a complementação de informações podem se adequar conforme as indicações dos órgãos reguladores, que devem fiscalizar os pontos de venda regularmente.

Empresas devem ter exclusividade

Muitas vezes, as informações obrigatórias, que constam do Código do Consumidor ou que são exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são produzidas em larga escala, com etiquetas que são encontradas em diversos produtos.

Por isso, empresários que querem se destacar das empresas concorrentes podem utilizar uma impressora para etiquetas personalizadas, criando um selo próprio, com características da marca e do produto, se diferenciando dos demais em prateleiras e mostruários.

Esse serviço pode ficar sob a responsabilidade de empresas especializadas, como gráficas rápidas e copiadoras, que podem criar a partir de uma ideia original selos e etiquetas únicas. Isso será possível desde que sigam o padrão estabelecido pelos órgãos reguladores e, ainda assim, proporcionarão maior destaque sobre produtos concorrentes.

Se a necessidade se apresentar, a impressora para etiquetas adesivas personalizadas pode imprimir utilizando cartuchos especiais, que contam com duas ou mais cores, garantindo que a marca de uma empresa e suas cores relacionadas estejam presentes nas gôndolas de mercados, supermercados e demais pontos de venda.

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