Locais que podem ser utilizados o 3D

Locais que podem ser utilizados o 3D

Nos últimos anos, a impressão 3d tem se tornado um assunto de ampla discussão nos mais diversos países. Isso porque, apesar de ela ser usada de modo a produzir itens úteis, como peças industriais e até mesmo réplicas de tecidos humanos, ela também tem sido usada na fabricação de itens mais polêmicos, como armas e munições.

Por conta disso, governos e instituições têm debatido a criação de limitações para o seu uso.

O que nem todos sabem é que o termo 3D se refere a muito mais do que meramente essa técnica. Por extenso, ele significa três dimensões e é aplicável a diversos itens do mercado, proporcionando efeitos interessantes a todos os produtos nos quais ele é reproduzido.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo este artigo e confira alguns dos itens nos quais o efeito 3D pode ser usado e quais os benefícios oferecidos por ele:

  1. Impressão

Na atualidade, esta é a aplicação mais conhecida do efeito 3D. De modo geral, uma empresa de impressão 3d pode fabricar diversos itens por meio desse aparato. Alguns dos mais surpreendentes são:

  • Imóveis;

  • Medicamentos;

  • Roupas;

  • Veículos de transporte.

Isso só é possível graças à técnica usada por tais equipamentos. Como ele trabalha com blocos de material ao invés de folhas de papel, tais impressoras podem fabricar praticamente qualquer coisa.

Ao invés de lançar tinta sobre uma superfície, ela faz a sobreposição de finas camadas de matéria-prima, moldando o item conforme as especificações do projeto e com muita exatidão. Por conta disso, ela tem sido cada vez mais usadas em projetos de engenharia.

No entanto, é preciso ter em mente que, em compensação, essa tecnologia ainda é nova e não está amplamente disseminada. Isso, por sua vez, faz com que o custo impressão 3d seja bastante alto.

Além disso, é fundamental que um profissional qualificado para tal elabore o projeto, o que deve ser feito em um programa de computador também adequado para o projeto.

  1. Revestimentos

Quem trabalha no meio de reforma e construção sabe que a tecnologia usada no segmento não para de evoluir. Uma das provas disso é o surgimento de materiais tridimensionais para decorar ambientes. Feito em materiais como gesso, azulejo, cimento e até MDF, eles proporcionam uma aparência em 3D mesmo sendo planos.

Vale ressaltar que, além do efeito estético, tais itens também têm um efeito funcional importante.

Para se ter uma ideia, em imóveis pequenos, em que não há muito espaço para móveis, materiais como o gesso 3d proporcionam o volume necessário para que o ambiente fique com uma aparência boa sem a necessidade de se instalar peças de mobília, que, por sua vez, podem comprometer o espaço para a circulação de pessoas.

Por fim, ao optar por adquirir este item, é preciso ter em mente que o seu custo, bem como o da instalação, varia conforme o tamanho da área a ser revestida.

Isso porque o revestimento 3D preço é calculado por metro quadrado. O proprietário do espaço pode ainda optar pela contratação de um gesseiro, o que pode aumentar o custa da instalação.

Contudo, como ela dispensa a compra de móveis e de outros itens decorativos, o investimento acaba compensando.

  1. Imagens

Quando o assunto é 3D, imagens, sejam elas fotos ou vídeos, são o veículo mais tradicional para a aplicação desse efeito.

Em ambos os casos, eles fazem com que quem as vê tenha a impressão de que as figuras saiam da tela, proporcionando uma experiência muito diferente das imagens tradicionais, em 2D.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sua produção é relativamente simples: ao invés de usar apenas uma câmera na captação, são usadas duas, posicionadas lado a lado, como se fossem dois olhos humanos. O resultado é justamente um imagem que sai da tela.

Vale ressaltar que, da mesma maneira que a impressora 3d preço, as imagens em 3D também têm um custo mais alto do que os modelos tradicionais, o que se traduz em ingressos para o cinema mais caros, por exemplo.

Ainda assim, elas são amplamente usadas, justamente por conta da experiência que elas proporcionam. Nos games, por exemplo, é praticamente impossível encontrar um gráfico que seja em 2D, já que a técnica é considerada ultrapassada e prejudica a experiência de jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *