Modelos de filamentos que provavelmente você não conhece

Modelos de filamentos que provavelmente você não conhece

Não há dúvidas que as impressoras 3D têm revolucionado diferentes setores, desde a medicina até a indústria.
Apesar de parecer que esse elemento entrou agora na vida das pessoas, ele surgiu em 1984.

No entanto, nos últimos anos evoluiu muito e teve seu custo diminuído, podendo então, entrar nos lares.

Mas, para ter um desempenho de excelência é necessário comprar filamento 3D de qualidade.

Após a idealização de um objeto no computador, a impressão dele fica a cargo do filamento, que camada por camada, vai reproduzindo o formato tridimensional.

Além dos já conhecidos filamentos ABS e PLA, existem outros modelos que provavelmente você não conhece.

Vejamos alguns:

Filamento PETG

Muito resistente e flexível, o filamento PETG é ideal para peças que precisarão absorver impacto. Uma de suas vantagens é a não emissão de gases tóxicos.

Talvez, você não esteja familiarizado com o nome, mas, o plástico PETG, na verdade é uma variação do PET, tanto utilizado para fazer garrafas de água e fibras de roupas.

No entanto, o G a mais, no caso, o glycol, é o que garante um material mais claro e de fácil utilização, o chamado filamento PETG.

Além de poder ser utilizado em impressoras abertas, esse material não racha. Outro benefício para quem utiliza esse modelo é que ele pode entrar em contato com alimento.

Apenas deve-se ter cuidado com os filamentos coloridos, uma vez que estes possuem pigmento. Assim, aconselha-se, para este caso em específico, usar PETG natural.

Durante a utilização dos filamentos PETG, você deve observar alguns quesitos.

Mesmo que a maioria das pessoas utilizem tipos de filamentos como o PLA e ABS, é o PETG que garantirá peças versáteis e duráveis.

Para ter uma peça perfeita, siga algumas dicas, ao perceber material acumulado no bico, por exemplo, após algumas horas de impressão, é necessário limpá-lo, assim, você evitará borrões em seu objeto.

E quando terminar de imprimir, retire o material que ficar no bico. Outra dica é imprimir de forma mais lenta, assim você conseguirá um resultado com maior perfeição.

Mais vale uma peça de qualidade, do que construir algo rapidamente que não ficará do seu agrado.

Filamento HIPS

O filamento HIPS é muito utilizado como complemento de outros filamentos, na hora de imprimir modelos 3D muito complexos, como as peças vazadas, por exemplo.

Assim, utilizando uma impressora com extrusora dupla, ou seja, com dois bicos, você utilizará filamento PLA ou ABS, conforme sua escolha, em um bico.

Já no segundo bico, utilizará o filamento solúvel, que é o filamento HIPS.

O diferencial desse modelo de filamento, é que ele tem como solvente principal, o D-limoneno, um composto extraído da casca da laranja.

Assim, ao terminar a impressão, se você mergulhar a peça em solvente e esperar agir, terá um resultado incrível. No caso das peças vazadas, elas terão seu miolo retirado, constituindo uma peça com acabamento impecável.

Mas, para que tudo dê certo, algumas medidas devem ser seguidas, como utilizar temperatura superior a 70°C, na mesa de filamento solúvel, conseguindo maior aderência.

As principais vantagens desse filamento são:

  • Durabilidade;
  • Possui alta qualidade;
  • Preço acessível;
  • É solúvel;
  • Funciona bem com filamento ABS;
  • Resistente a impactos.

Extrusora

A extrusora impressora 3D tem um importante papel para que todas as etapas da sua impressão saiam exatamente como o esperado.

São as extrusoras que terão o papel de colocar camada por camada do filamento, transformando-o em peças incríveis.

A principal função do extrusor é deslocar o filamento da bobina até o hotend, que é o bico quente da extrusora.

Assim, ela cumpre seu papel da maneira mais precisa, ajustando a velocidade adequada para a impressão, com filamentos PETG, por exemplo.

Há dois tipos de extrusoras, em função do tipo de acionamento. Há o direto, em que o filamento corre desde a roda dentada até o hotend.

E existe o modelo bowden, quando o filamento corre por um cano.

A principal diferença é que no modelo direto, é possível imprimir todo tipo de material.

O que não acontece com o segundo modelo. No entanto, o bowden permite impressões mais rápidas, preservando a qualidade do objeto.

Já que você aprendeu um pouquinho sobre os modelos diferenciados, existentes no mercado e suas principais funcionalidades, está na hora de ver qual deles é mais importante e útil ao seu projeto, no momento de comprar filamento 3D.

Lembrando que, é importante também, considerar o modelo da extrusora, em função do tipo de acionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *