O poder da embalagem para a decisão do consumidor

O poder da embalagem para a decisão do consumidor

O comportamento dos consumidores é um tema para várias pesquisas de mercado, que têm como principal objetivo entender como se dá a influência para a compra e quais decisões o cliente toma na hora de decidir pela aquisição ou não de um produto.

Nesse sentido, vários pesquisadores já ressaltaram a importância de uma boa apresentação da mercadoria, ou seja, a influência das embalagens no comportamento dos consumidores e na definição de uma compra.

Segundo um levantamento realizado pela organização global Two Sides, em 99% dos casos, as embalagens influenciam na decisão de compra.

De acordo com a pesquisa, 64% dos participantes disseram que o fator mais importante é a capacidade das embalagens de proteger o produto, enquanto 52% afirmaram a importância das informações contidas nelas.

Além disso, 47% dos entrevistados relataram que a facilidade de abertura e fechamento das embalagens também é fator determinante, bem como o tamanho e a matéria-prima usada na confecção.

Ou seja, não há como fugir das embalagens. Elas são importantes para garantir o sucesso de venda de qualquer produto, desde o mais simples artigo.

Por esse motivo, pensar em estratégias de mercado é também pensar em uma boa embalagem, incluindo o preço da embalagem dentro do produto.

Embalagens tipo estojo e a sofisticação do produto

Já que a proteção é um dos principais fatores determinantes para as embalagens, é preciso investir em materiais seguros, dependendo do tipo de produto embalado.

Em alguns casos, principalmente acessórios mais sofisticados como óculos e relógio, a melhor embalagem pode ser a do modelo estojo, que possui um revestimento interno que impede riscos nas partes de vidro dos produtos, bem como quebra e acúmulo de sujeira.

As embalagens tipo estojo também permitem que o consumidor guarde o acessório dentro de bolsas e mochilas, sem causar nenhum dano ao produto. Além disso, há outras vantagens no estojo para relógios e óculos, como por exemplo:

  • A possibilidade de personalização da embalagem;
  • O formato anatômico do estojo;
  • A facilidade de abrir e fechar;
  • A longa durabilidade e resistência da embalagem.

Vale pontuar que as embalagens tipo estojo também agregam valor ao produto. Quer dizer que, quanto mais sofisticado o modelo da embalagem, maior é a sensação que o cliente tem de que a mercadoria é de alta qualidade.

Sacolas: uma alternativa para produtos sem embalagem

Apesar da importância das embalagens, nem sempre todas as mercadorias já vem embaladas. É o caso, por exemplo, dos alimentos orgânicos, frutas e legumes disponíveis em supermercados.

Os clientes preferem escolher esses tipos de produtos, por esse motivo, as embalagens são dispensáveis. Em outros casos, como nas empresas de vestuário, as roupas também são provadas e escolhidas pelos próprios clientes e, posteriormente, colocadas em sacolas.

Isso quer dizer que, para esses casos, o uso de sacolas é indispensável. Além de atuar como uma espécie de “embalagem” para os produtos não embalados, elas também facilitam o carregamento das mercadorias – a sacola alça fita tem especial destaque, pois ela é fácil de carregar, mesmo com produtos de grandes pesos.

Fora isso, as sacolas também podem ser personalizadas, respeitando a identidade visual da empresa e, como consequência, funcionando como uma estratégia de marketing e comunicação, fortalecendo a marca e os valores do negócio.

Portanto, a sacola apresenta suas múltiplas finalidades, sendo tão importante quanto as embalagens.

Importante pontuar que as sacolas podem ser feitas com materiais recicláveis. Atualmente, com a disseminação do desenvolvimento sustentável e a preocupação com o meio ambiente, investir em sacolas ecologicamente corretas é uma forma de demonstrar a preocupação da empresa com a natureza e com a preservação dos recursos naturais.

Assim, é possível encontrar fabrica de sacolas de papel, que são passíveis de reaproveitamento e reciclagem.

Além disso, há modelos de sacolas plásticas biodegradáveis, que têm sido muito mais usadas do que as tradicionais sacolinhas de plástico. As biodegradáveis demoram menos tempo para se decompor no meio ambiente, reduzindo consideravelmente o acúmulo de resíduos e lixo.

Ou seja, investir em uma sacola ecologicamente correta é uma maneira da empresa mostrar o seu valor, atender às necessidades dos consumidores e se manter no mercado, disseminando a conscientização por meio do desenvolvimento sustentável.

É ir muito além do poder de compra, mas também, preocupar-se com o futuro das gerações seguintes.

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