O uso da etiqueta

O uso da etiqueta

A venda de produtos é condicionada a diversos tipos de estratégias principalmente de marketing. E uma parte importante para que a venda seja concretizada é a grafica, ou seja os elementos visuais. Os principais elementos são os rótulos e as etiquetas.
Esses são elementos primordiais para que um produto se venda, segundo Nielsen que é uma especialista em pesquisa de mercado, aponta que cerca de 70% das compras concretizadas são influenciadas por esse tipo de elemento visual. Assim, as etiquetas, são importantíssimas para o processo de venda.

O objetivo da etiqueta

As etiquetas são usadas em dois sentidos, o de informar e também de tornar o produto mais atraente, dessa forma é possível encontrar em uma etiqueta os seguintes itens:

  • Nome do produto;
  • Marco do fabricante;
  • Data de validade (alimentos e bebidas);
  • Tabela nutricional (alimentos e bebidas);
  • Processo e local de produção;
  • Instruções e restrições de uso.

Além desse objetivo, as etiquetas adesivas personalizadas principalmente, servem como um canal de comunicação bastante eficiente para estratégias de remarketing, fidelização e recompra.

Etiqueta e rótulo

Antes de tratarmos sobre os tipos de etiqueta, precisamos entender qual a diferença entre etiqueta e rótulo. Apesar de serem muito parecidas, tem objetivos diferentes, mas com um intuito central, tornar o produto mais atrativo.

O rótulo faz parte de toda a embalagem, precisa ser elaborado e desenhado de forma a chamar a atenção do consumidor, é de uso obrigatório. Cada produto tem um rótulo específico, que atenda as necessidades do públic, com a lista de ingredientes, valores nutricionais e quantidade de calorias.

Alguns rótulos precisam seguir as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Os rótulos podem ser feitos de diversos materiais, sendo usados com dois outros tipos de materiais como o papel couchê e o bopp. O primeiro tipo de material é indicado para produtos que não vão ser usados em lugares úmidos. Já o segundo tipo de material, é o chamado de polietileno biorientado (BOPP) e seu uso é em produtos de higiene pessoal e limpeza.

Já a etiqueta serve para diversas funções, sendo a principal delas a passagem de informações sobre o produto além de ajudar na decoração da embalagem. Algumas empresas utilizam certos tipos de etiqueta para controle de estoque e para reduzir o tempo de identificação de determinado produto.

Ela pode ser usada também para promoções, ou seja, para períodos limitados e também com código de barras, já as etiquetas bordadas são usadas para nomear potes e outros produtos.

Tipos de etiqueta

Existem diversos tipos de etiqueta, feitas para diferentes fins e com diferentes materiais, abaixo citaremos alguns modelos e sua utilidade.

– Etiqueta papel simples

É a etiqueta mais simples por ser a mais barata. É onde se coloca o código de barras, o logotipo ou a logomarca e as informações do produto. Geralmente vem com fita de cetim personalizada para ajudar na decoração.

– Etiquetas removíveis

Essas etiquetas são feitas com materiais adesivos não permanentes para serem colocados em diversas superfícies. São boas para adesivar o produto e possibilitando o cliente retire a identificação sem compromete-lo.

– Etiquetas de segurança

Essas etiquetas são muito usadas para o controle de estoque e também para evitar a perde ou roubo de produtos.

Há dois tipos de etiquetas de segurança, a casca de ovo, que se quebra em pequenos pedaços, e também indicando as alterações indevidas do produto. E a etiqueta void, que quando é removida aparece um texto ou imagem que não pode ser adulterada.

– Etiquetas para balanças

Essas são etiquetas instantâneas, ou seja, são impressas na hora, após a pesagem de algum produto. São encontradas em açougues, padarias, mercados e horti frutti, são etiquetas autocolantes que contém o preço e as informações dos produtos.

As etiquetas então servem de modo geral para facilitar o cotidiano em diversos lugares, sejam eles lojas, mercados, concessionárias e assim por diante. Uma boa etiqueta consegue informar o público e levar o consumidor a uma escolha acertada, além de possibilitar diversos tipos de situações, um exemplo são as promoções.

Assim, as etiquetas ajudam também a controlar o estoque e criar um sistema de identificação próprio de produtos, que podem ser usados tanto em lojas como em cozinhas industriais, restaurantes, comércios e também dentro das residências, para identificar documentos e outros elementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *