Plano de comunicação permite uso de ferramentas e criatividade

Plano de comunicação permite uso de ferramentas e criatividade

A divulgação de marcas, produtos e estabelecimentos comerciais pode ser realizada de diversas maneiras, se adequando ao investimento de capital disponível e a criatividade dos envolvidos, incluindo profissionais da área de comunicação.

O planejamento estratégico de marketing se torna o primeiro passo para uma programação financeira, verificando as possibilidades que o mercado publicitário oferece para divulgação, do pequeno ao grande empreendimento comercial.

A criatividade também é muito importante para que os gastos sejam investidos em ferramentas de comunicação que atinjam o público-alvo de maneira correta, além de ampliar a presença da marca junto à população.

Reforço da marca por meios visuais

Empreendedores precisam estar em evidência, para garantir que os negócios tenham sucesso no competitivo mercado, seja qual for o segmento. A concorrência sempre está à espreita, e utilizar os meios da comunicação é sempre uma maneira acertada de se destacar.

As tecnologias mais simples estão presentes no dia a dia das pessoas, como aplicativos desenvolvidos para smartphones.

Programas de mensagens diretas podem agrupar centenas de pessoas interessadas em um mesmo assunto, e para se apresentar de forma correta, um cartão de visita digital se mostra moderno, atrativo e um modelo facilitado para acessar diferentes dados, como:

  • Nome do representante;
  • Marca;
  • Telefone;
  • E-mail para contato;
  • Mídias sociais;
  • Link para website.

As ferramentas utilizadas neste tipo de comunicação são simples, diretas e funcionais, pois permitem ao destinatário a possibilidade de conhecer mais sobre a empresa e os produtos e serviços ofertados, criando diferentes possibilidades de interação.

Ainda assim, há outros modelos de divulgação que devem fazer parte do planejamento de comunicação, associados a pontos de venda, gôndolas e prateleiras.

Essas ferramentas são utilizadas para chamar a atenção do cliente de forma imediata, ajudando na escolha de forma direta e imediata.

Peças gráficas estão presentes no dia a dia das pessoas, mesmo que muitas passem despercebidas. Diferente de outras ferramentas, o wobbler se destaca em um ambiente comercial por ser instalado em um campo de visão amplo, já que ele se sobressai nas gôndolas e prateleiras, sobressaltando no espaço disponível.

Este material possui uma haste flexível, geralmente, de PVC, sustentando a peça no ar, proporcionando uma perspectiva mais dinâmica e tridimensional.

A experiência visual é diferenciada, podendo ser aplicado informações importantes, como anúncios, preços promocionais e novidades no mercado, reforçando a marca diante dos olhos do consumidor.

Ferramenta desenvolvida para ambientes internos

A criatividade deve ser aplicada em outras ferramentas que são mais comuns e reconhecíveis pelo público-alvo.

O investimento em um conjunto de banner preço menor no custo unitário, quanto maior for o número de peças produzidas, tem diversas vantagens que podem ser exploradas dentro da comunicação visual de um estabelecimento comercial.

A disposição de produtos nestas peças com preços atrativos e em local de destaque chama a atenção de clientes.

Uma vez dentro dos estabelecimentos, cabe à equipe responsável pela comunicação interna e o atendimento bem treinado para que o cliente sinta-se à vontade e faça as compras de acordo com as necessidades e possibilidades.

Diversos materiais podem ser produzidos por meio de impressão a laser, dando mais vivacidade a fotos e informações presentes em etiquetas, banners e faixas promocionais.

Aliás, esse é um ponto que deve ser lembrado sempre: a qualidade do material de comunicação facilita a visualização e valoriza os produtos comercializados.

Por isso, os profissionais responsáveis pelo setor de comunicação devem formalizar parcerias com gráficas que trabalham com equipamentos e máquinas com tecnologia atualizada.

Propaganda orgânica pelos clientes

A uniformização dos funcionários e o uso de diferentes materiais de comunicação não bastam. A propaganda deve alcançar os clientes de maneira orgânica, natural e, por que não, de forma gratificante.

Por isso, as embalagens de papel que servem para embrulhar produtos destinados para presentes, por exemplo, podem contar com uma sútil marca d’água, reforçando a marca para os que serão presenteados.

De todas as formas, a ajuda de profissionais relacionados à área de comunicação é imprescindível, pois há diversos caminhos a serem seguidos.

O planejamento estratégico pode alternar as mídias de publicidade, entre as mais comuns, como propaganda em rádio, TV, revistas e jornais, com as ferramentas digitais, que estão em amplo desenvolvimento e incorporação no dia a dia das pessoas, como as sacolas e embalagens de papel kraft que servem como facilitador para transportar as compras realizadas no estabelecimento comercial.

Todos esses modelos reforçam os trabalhos desenvolvidos pela comunicação visual implementados em um estabelecimento comercial, mesmo aqueles que circulam entre o público, por meio de sacolas e embalagens produzidas com esmero, nos cartões de visitas entregues em feiras e eventos, e até mesmo, em fachadas bem produzidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *