Tudo que você tem que saber sobre comunicação visual

Tudo que você tem que saber sobre comunicação visual

A comunicação visual é um elemento fundamental para todas as empresas que desejam ter diferencial competitivo no mercado, além de conseguir fidelizar seus clientes e colaboradores.

Esse segmento trabalha para desenvolver materiais que serão utilizados para divulgar peças, produtos, campanhas publicitárias, além da missão e valores de uma empresa.

Essas peças podem assumir formas diferentes, estando presentes em:

  • Mídia externa (banner, cartazes, outdoor);
  • Comerciais televisivos;
  • Redes sociais;
  • Sites.

O objetivo da comunicação visual é atrair a visibilidade do público em relação à empresa, fazendo que os clientes e colaboradores visualizam a mensagem que a empresa deseja transmitir, com uma linguagem fácil, clara, objetiva e humanizada.

Ao contrário do que muitas empresas acreditam, a comunicação visual não está presente somente nos elementos que citamos acima. Ela pode estar nos mínimos detalhes de sua empresa.

Usabilidade de mídia externa para os detalhes

A mídia externa compõe o segmento da comunicação visual. Esse tipo de mídia é impressa e instalada em locais em que estejam o público-alvo da campanha.

A ideia é desenvolver uma peça que chame a atenção do cliente, respeitando a identidade visual da marca. Uma das mídias externas mais comuns é o uso do flyers odontologia ou outros tipos de profissão.

O flyer é tipo de um panfleto, que contém informações sobre um produto, empresa, profissional (nesse caso o dentista), dentre outros. Suas características são:

  • Consolidar informações;
  • Ser atrativo para o cliente;
  • Apresentar uma linguagem fácil;
  • Integrar texto com imagem.

Esse material também apresenta versatilidade, podendo ser utilizado para apresentação a missão, visão e valores de uma empresa.

Seu uso também está presente em diversos locais, desde eventos corporativos (sendo entregue como um material complementar), clínicas e consultórios, recepções de empresas, dentre outros.

Muitas pessoas não sabem, mas o uso do crachá e do porta crachá vertical transparente (contendo a personalização da empresa), também pode servir como uma mídia externa.

Esse elemento serve além do que somente identificar um funcionário. Ele representa personalização, identificação e divulgação da sua empresa por onde o seu funcionário for.

Além disso, o uso do crachá agrega uma ideia de pertencimento, aumentando o sentimento de fidelização por parte do colaborador.

Indo para o digital

E lembre-se que não somente de mídia externa vive o setor de comunicação visual. Nesse cenário tecnológico, boa parte do público-alvo das empresas estão no digital.

As pessoas ao consultarem informações sobre uma empresa, buscam na internet esses dados. Por isso, é fundamental estar em redes sociais e sites.

As peças digitais, como o cartão de visita digital é fundamental para agregar informações breves e objetivas sobre uma marca ou produto. O recurso visual é fundamental nas redes, com fotos e artes bem elaboradas. Isso aumenta o engajamento da empresa com o público.

Respeitando a identidade visual da marca

Estamos falando sobre comunicação visual, mas é fundamental ressaltar que sem respeitar a identidade visual não existe uma comunicação bem feita entre cliente e empresa.

Para que uma peça seja criada, ela precisa respeitar as cores da empresa, o logotipo, o nome, o tipo de letra e as características que facilitam esse reconhecimento da marca.

Pense o seguinte: o cliente está exposto diariamente a várias informações, produtos, objetos e marcas. Ele precisa reconhecer a sua, lembrar-se.

Por isso, sua comunicação visual precisa respeitar a identidade visual da empresa, criando uma personalização dos materiais que serão entregues ao cliente.

Nesse processo, uma estratégia interessante é apostar no uso de brindes personalizados, com o objetivo de conquistar e fidelizar seu público-alvo.

Por exemplo, é possível criar estratégias em cima disso, exemplo: um cliente que comprou um valor x em produtos, receber um brinde de sua empresa.

Isso estimula o cliente a comprar e adquirir novos produtos, ele sai na vantagem também e sua empresa conquista a clientela.

A personalização precisa estar em tudo

Desde a fachada da loja, uniforme dos funcionários, nas sacolas que serão entregues para abrigar os produtos, assim como nos brindes que serão entregues.

Nesse processo de decoração da fachada da loja e de pontos específicos, é possível apostar na confecção de adesivos personalizados, que são fáceis de instalar, versáteis em seu uso, além de serem economicamente acessíveis para a empresa.

Os adesivos conseguem chamar a atenção do seu público, servindo como uma excelente mídia externa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *