Vantagens da etiqueta para a organização da sua loja

Vantagens da etiqueta para a organização da sua loja

Organização é fundamental em qualquer tipo de negócio. Não importa o setor, é fato que muitos problemas podem ser evitados apenas com uma boa organização, com o emprego da etiqueta, por exemplo.
Seja grande ou pequeno, um negócio desorganizado não tem muita capacidade produtiva, já que é mais ou menos, como uma máquina funcionando sem óleo. Ela pode funcionar, mas não terá 100% de efetividade e poderá parar de uma hora para a outra, causando sérios prejuízos.

Um negócio desorganizado é como uma máquina sem óleo que pode parar a qualquer momento

Uma forma clara e efetiva de organização em lojas é usando etiquetas. Elas podem ajudar a manter a fluidez do ambiente e aumentar a produtividade. As etiquetas são um recurso amplamente usado, em diversas áreas – e muitas vezes, elas são até obrigatórias, como no caso das roupas. Nas roupas, as etiquetas são indispensáveis, elas contém informações que precisam estar expostas aos usuários. Elas podem ter diversas, vemos isso ao comparar, por exemplo, etiquetas para calçados com a etiqueta externa para calça jeans.

Vamos conferir agora algumas vantagens das etiquetas, nessa lista de “7 vantagens das etiquetas para a organização da sua loja”:

1. Facilita o fluxo de informações

Etiquetas podem ser utilizadas para apresentar o preço de produtos de maneira eficiente. Ainda passam outras características, como tamanho e material de fabricação.

2. Deixa os clientes mais confortáveis

Pode ser muito desconfortável entrar em uma loja e ter que ficar perguntando o preço e o tamanho de tudo, e coisas do tipo, por cada peça. Produtos corretamente etiquetados, evitam esse desconforto e tornam a visita à sua loja uma experiência agradável.

3. Separar de maneira ordenada os produtos

Etiquetas podem ser utilizadas para organizar os produtos de maneira ordenada: ao fixar as etiquetas com alguma característica em uma prateleira, por exemplo, e nela colocar só os produtos que atendem àquela classe. Dessa forma, se você vir etiquetas para jeans saberá que ali é a seção de jeans.

4. Etiquetas podem ser usadas como lacre

Etiquetas personalizadas podem ser usadas como lacre e fechando sacolas e embalagens, para que possam ser carregadas de maneira mais segura, evitando contratempos, dentro ou fora da loja.

5. Facilita a identificação de pacotes para retirada

Em vez de escrever direto na embalagem, pode ser usada uma etiqueta adesiva colada na lateral de pacotes, que aguardam retiradas, para fácil identificação. Além de ser mais fácil escrever na etiqueta, é uma solução mais bonita também e não interfere na estética da embalagem.

6. Facilitam na identificação de produtos em estoque

Um estoque bagunçado é ruim para os negócios. O estoque da sua loja tem que ser organizado, de maneira que você saiba onde estão os produtos sem ter que ficar procurando muito. Etiquetas podem ajudar nisso, quando são usadas para identificar os produtos.

7. Você pode colar uma por cima da outra

Muitas lojas fazem isso. Quando os preços aumentam ou diminuem, ou quando são feitas promoções, os lojistas colam as etiquetas novas por cima das antigas. Cumpre a função, sem ter que tirar as etiquetas que estão em uso.

Pudemos ver então que, as etiquetas no geral, podem ter várias funções:

  • Informar valores;
  • Informar tamanho;
  • Catalogar;
  • Informar características de material;
  • Trazer dados de maneira rápida e prática;
  • Lacrar embalagens.

Agora que tivemos um panorama das etiquetas de modo geral, vamos falar então das etiquetas no mundo têxtil, setor responsável pela fabricação de roupas e tecidos.

A etiqueta no mercado têxtil (tecidos e roupas)

Etiquetas no geral são muito úteis. E grande parte do seu serviço é identificar coisas, como etiquetas para uniformes, por exemplo, que trazem identificações do local referido através de uma etiqueta termocolante.

Porém, além de organizar e passar informações, as etiquetas podem ser usadas como peças de publicidade. Para divulgar sua loja ou marca. E isso é uma boa forma de marketing, porque no caso de uma roupa, por exemplo, enquanto a pessoa que a comprou tiver aquela roupa, a etiqueta provavelmente permanecerá. Assim, o comprador sempre se lembrará de onde comprou aquela peça. Tudo graças às etiquetas personalizadas para roupas.

Como já dito, no mercado têxtil, as etiquetas são obrigatórias e fiscalizadas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Porém, essa não é uma medida meramente arbitrária, já que é na etiqueta das roupas que vêm informações sobre a boa conservação do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *