Veja algumas opções de materiais em acrílico

Veja algumas opções de materiais em acrílico

O material acrílico vem sendo usado em diversos locais e para os mais variados fins. O acrílico também é conhecido como termoplástico acrílico (PMMA) e é obtido por meio de uma polimerização de ésteres acrílicos.

Essa formação compõe os materiais que são produzidos em chapas, ou também conhecidas na indústria como “cast”. Esses cast’s são na verdade chapas extrusadas, além de tubos, grânulos para montagem e outros.

As chapas de acrílico fundidas são produzidas com as mais variadas características, como tamanhos, espessuras, sendo a menor de 1 milímetro e a mais espessa a 24 milímetros.

Uma chapa de acrílico não necessariamente é feita somente com acrílico, alguns tipos são fundidas entre placas de vidro. Esse tipo de chapa permite algumas propriedades óticas e um acabamento de superfícies bem procurada.

As chapas fundidas devido a sua produção que é por meio da fundição possuem algumas características como:

  • Serem fortes;
  • Estáveis;
  • Resistentes as condições de temperatura;
  • Possui diversas cores e formatos.

Já diferente das chapas fundidas, as chapas extrusadas são aquelas que foram produzidas por uma compressão dos grânulos acrílicos por meio de um equipamento chamado de rosca de extrusão convencional.

Essa rosca faz com que o material (acrílico fundido) seja empurrado para uma matriz em um processo contínuo. Esse procedimento possibilita a placa a ter variedade de larguras e comprimentos.

O processo da extrusão é bem conhecida da indústria e de profissionais que trabalham com o acrílico, isso porque é a opção mais econômica quando se trata da produção das chapas de acrílico.

Apesar de ser uma alternativa mais econômica as chapas extrusadas possuem algumas distorções, o que pode ser considerada uma vantagem em determinados projetos.

Outras características da chapa de acrílico

As chapas podem passar por um tipo de revestimento, conhecido como “coating”. Esse tipo de revestimento vai depender de onde as chapas vão ser utilizadas, porque eles permitem uma característica anti-risco para as placas.

Uma das formas de revestimento conhecidos é o de uma película estável, de modo a ampliar de forma significativa a resistência contra riscos e a facilidade na limpeza, também evitando danos com produtos químicos.

As chapas de acrílicos são usadas para fazer placa de homenagem em acrílico, caixa de acrilico, copos, chapas além de placa de acrilico para escritórios e assim por diante.

Processo de corte a laser em acrílico

Para fazer os mais diversos produtos em acrílico é usado uma técnica que é conhecida como corte a laser.

Esse tipo de procedimento é bem comum em produtos de madeira e itens decorativos desse material, principalmente o corte a laser mdf preço é feito para criar placas de homenagem e com o nome da pessoa. O corte a laser acrílico vai ser mais utilizado para a formação de placas para faixadas e troféus.

As máquinas de corte a laser são muito desejadas entre os profissionais que trabalham com a comunicação visual pois permite um corte preciso, limpo e rápido.

Entretanto, existe uma variedade de modelos de máquinas que fazem esse corte, como o já mencionado Corte a Laser Acrílico. Para escolher adequadamente é importante estar atento há alguns parâmetros como o tamanho e a utilidade.

O laser é um feixe de luz de alta concentração que permite o corte. A palavra laser é a abreviação de uma sigla em inglês “Laser Amplification by Simulated Emission of Radiation” que significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

O corte por laser é realizado porque quando o feixe de luz atinge o material ele evapora devido a alta densidade do laser que causa a fusão nos locais em que o feixe é direcionado.

Com relação ao tamanho da maquina de corte a laser, existem três tipos principais de máquinas, que são:

  • Desktop: Menores e mais comuns, possuem um laser de 40w;
  • Médio porte: Esse tipo de máquina está geralmente fechada dentro de um gabinete inteiro. Esse tipo também possui uma tampa que protege o feixe do laser e que evita que os gases produzidos durante o corte não se espalhe pelo ambiente. O laser dessas máquinas variam de 60 a 100W;
  • Grande porte: Máquinas grandes e que não possuem tampas de proteção do laser. São de uso industrial e seu laser varia de 100w a 130w.

Tendo em vistas essas informações já é possível identificar qual a melhor máquina para a produção de elementos em acrílico. O corte a laser é um dos procedimentos mais usados em gráficas e empresas de comunicação visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *