As funções e os tipos de embalagens

As funções e os tipos de embalagens

As embalagens são parte importante de um produto, responsáveis por transmitir informações sobre sua composição e uso, sobre o fabricante e sobre as datas de fabricação e limite de utilização, quando aplicáveis.

Independentemente do tipo de produto, uma embalagem possui várias funções, sendo as principais:

  • Proteção do conteúdo;
  • Facilidade de transporte;
  • Chamar a atenção de um cliente;
  • Ajudar no processo de exposição;
  • Realizar a promoção de uma marca.

Essas funções são importantes no momento de definir qual será o design e o formato da embalagem, sendo ela responsável por atrair a atenção de um cliente para o produto.

No momento da compra, principalmente em situações em que o comprador está com pressa, é importante que a embalagem possua características que facilitem o seu reconhecimento, garantindo assim que o número de vendas seja sempre satisfatório.

É comum, nesses casos, que o cliente apressado acabe pegando na prateleira um produto que ele já tenha adquirido anteriormente, já que ele já conhece seu conteúdo e suas características.

É também fundamental que o formato de uma embalagem proteja o produto contra possíveis quedas, que podem causar prejuízo.

Nesse sentido, a embalagem de um produto também pode ser pensada para que ele seja facilmente exposto, principalmente em supermercados, onde o espaço é limitado dentro de uma prateleira. Desse modo, torna mais fácil a distribuição de um produto em uma loja, agradando também ao proprietário do comércio.

As embalagens que facilitam o transporte, acomodando várias unidades em uma caixa de papelão são boas opções, já que tornam a logística mais prática.

Também são as preferidas dos consumidores, que em alguns casos precisam de uma maneira eficiente de transportar o produto comprado até seu local de destino.

Além disso, os modelos que podem ser reutilizados para outras finalidades ou em outros momentos, tal como uma garrafa de água, contribuem, inclusive, com o meio ambiente, evitando excesso de descarte de embalagens.

Em outro sentido, uma embalagem bem feita e atraente torna a marca mais familiar e conhecida, aumentando o número de vendas do produto.

Por isso, é possível encontrar uma infinidade de embalagens, que atendem aos mais variados gostos e finalidades, sendo importante escolher um modelo adequado de acordo com o produto que será comercializado.

Escolhendo o tipo de embalagem

As embalagens precisam ser escolhidas de modo a atender à demanda de um produto, seja ela uma embalagem plástica transparente ou seja uma embalagem de vidro.

Normalmente, uma das características que influenciam no momento da escolha de uma embalagem é seu material de fabricação. Eles podem ser:

  • Plástico;
  • Vidro;
  • Papelão;
  • Papel;
  • Metal;
  • Outros tipos de materiais.

Principalmente no setor alimentício, a escolha do material da embalagem influencia diretamente na conservação adequada do produto.

Por exemplo, grande parte das embalagens de bebidas alcoólicas é de vidro, já que preservam de maneira mais adequada o seu sabor característico. Outros alimentos são melhor conservados em latas de metal, que garantem maior tempo de validade.

Uma embalagem para creme ou para outros produtos de beleza geralmente é confeccionada em plástico, por ser mais fácil de transportar dentro de uma bolsa e, inclusive, porque é mais resistente a quedas.

Outros produtos, como os materiais de limpeza, também são, geralmente, comercializados em embalagens de plástico, que possuem menor custo e são descartadas ao término do produto, não sendo indicadas para reutilização.

Uma das vantagens de se utilizar embalagens plásticas para envase de produtos é seu valor mais acessível, além de que uma fábrica de embalagens plásticas oferece descontos em encomendas de grandes quantidades.

No caso das embalagens de papelão, elas são usadas geralmente quando existe a necessidade de reforçar a proteção do produto. É o caso de itens de decoração e de utensílios domésticos. Alguns frascos de remédio também possuem caixa de papelão para armazenar seu conteúdo de forma mais segura.

Embalagens de papel podem ser utilizadas para transporte de produtos leves, sendo comum encontrá-las em padarias ou farmácias.

Nesse cenário, é importante escolher os materiais mais apropriados para o transporte dos produtos, levando em consideração pontos importantes como o peso, tamanho e conservação, aliando dessa forma o custo-benefício ideal.

Uso de sacolas personalizadas em estabelecimentos

Tão importante quanto a escolha do tipo de material adequado para a embalagem de um produto, é utilizar sacolas personalizadas em um estabelecimento.

As sacolas também são responsáveis por promover uma marca ou por divulgar uma empresa, sendo consideradas um tipo de publicidade móvel, já que o cliente que sai de uma loja portando a sacola acaba por fazer a propaganda do estabelecimento.

Por isso, escolher um tipo de sacola personalizada é fundamental, garantindo maior visibilidade da loja e possibilitando assim atrair um maior número de clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *