O que é web design?

O que é web design?

A função da profissão web designer começou com a necessidade de elaborar páginas de web com um aspecto visual que se comunique os objetivos das instituições. Hoje, o cenário de web design mudou e, cada vez mais, as pessoas usam a internet para ter interação social devido a praticidade.

Ultimamente as empresas investem muito no mundo virtual, pois é a melhor forma de atingir um público que está, a cada dia que passa, adepto por essa tecnologia e querendo mais novidades a medida que a internet se aprimora.

Por isso, a demanda por  profissionais de web design vem crescendo e suprindo a necessidade das empresas. Para se tornar um profissional desse segmento é necessário ter conhecimentos em:

  • Fundamentos design para criação (layout e sites);
  • Conhecimento de tipografia e teorias das cores;
  • Diagramação;
  • Gestalt (psicologia da boa forma).

Além desses quatro aspectos, existem outros que são fundamentais para construir sites que transmitem os objetivos de comunicação dos clientes e que facilitam o uso dos usuários.

Outra atribuição que a web design pode exercer é construir/ criar distintas peças digitais como: banners para sites, imagens para mídias sociais e pequenas animações.

Conforme a estrutura do projeto, esse profissional pode ser solicitado para participar de etapas diferentes como, por exemplo, em decisões sobre arquitetura de informação, criação de wireframes, codificações, entre outras funções.

As características que um web designer precisa ter, como auxílio, além de ter talento e determinação, são: gostar de tecnologia, de design, artes, ter empatia pelas pessoas, gostar de resolver problemas, além de criatividade.

Web design: Qual o significado de branding?

A palavra branding vem de outra palavra brand, no qual tem o significado de “marca” em inglês. Esse termo ganhou popularidade a partir do momento que as empresas notaram que era preciso diferenciar seu próprio produto dos similares devido a concorrência acirrada.

Realizar um branding não é criar uma identidade visual, pois gerenciar uma marca é uma estratégia para alcançar mais vendas e conseguir a fidelização dos consumidores. Para conquistar isso, faz-se necessário ter boas técnicas de brand marketing.

O significado de branding pode se tornar amplo ao se pensar em todos os profissionais que são envolvidos nesse processo. Para um designer ou publicitário, o branding significa uma experiência que o cliente tem com a marca e com os símbolos que representam ela como: cores, frases, formas, entre outras.

Já para um profissional de relações públicas, o branding é apenas a marca. Para um analista financeiro de uma empresa de grande porte, trata-se de um investimento para prospectar uma fatia maior no mercado e eliminar/ evitar concorrentes que possam ter alto potencial de crescimento.

Saiba mais sobre o conceito de marketing digital no mundo web design

O marketing digital pode ser resumido como uma área onde se aplicam estratégias e métodos de comunicação. O objetivo é divulgar a marca da empresa, aumentar o número de vendas, e garantir a fidelização do consumidor dentro do contexto internet.

Geralmente o marketing digital é associado ao marketing tradicional de performance e gerenciamento de canais como: busca orgânica, busca paga, display, e-mail, mídias sociais, entre outras ferramentas.

Contudo, trata-se de uma área cada vez mais rica em ferramentas específicas, das quais agregam uma série de inovações.

Outro aspecto do marketing digital é que utiliza de dados conhecidos como marketing orientado a dados. Mas é preciso se atentar, pois existem alguns lugares que colocam o marketing digital como maior que o marketing tradicional e o contrário também acontece.

Hoje, pode-se dizer que a marca de uma empresa não está somente no mundo virtual (internet) ou somente fora dela, mas sim presente na mente, coração e nas decisões dos consumidores.

A cada dia que passa, a separação do online e offline está cada vez menor, pois estabeleceu-se um novo conceito de “all-line”, ou seja, um marketing que ocorre em todos os lugares e com a integração do online e do offline.

Todavia, jamais pode-se abandonar o conceito e o significado de marketing digital, que é o conceito sobre ações/ atividades de ações online. Lembre-se, o marketing será sempre marketing, não importa a plataforma.

Caso possua dúvidas a respeito deste setor inovador, saiba que o mais indicado é solicitar a orientação de profissionais especializados na área, pois dessa forma, você poderá obter orientação completa e detalhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *