Saiba como ter uma ótima comunicação interna com o design

Saiba como ter uma ótima comunicação interna com o design

Tem-se o design de comunicação como o vasto processo responsável pela criação de mensagens, informes e memorandos.

Também fazem parte desta área itens como identidade visual e corporativa, banner, material proporcional, logotipo, design gráfico, estamparia, etc.

Ao longo dos anos, a comunicação interna tem ganhado cada vez mais relevância no meio empresarial.

Com seu desenvolvimento, esta ferramenta, tornou-se mais do que apenas a divulgação de recados por meio de comunicados oficiais.

Sendo um dos elementos-chave na atuação de empresas, o design exerce grande influência na percepção do público. É um elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços.

A comunicação interna tem como objetivo ser uma parte importante para a gestão empresarial, tornando a relação entre empresa e colaboradores, assim como, empresa e mercado, algo mais eficaz e assertivo, podendo chegar ao uso de canecas personalizadas.

Saiba mais sobre os tipos de sinalização interna

Placas de sinalização interna podem informar ao público diversos fatos, incluindo informações promocionais, como a oferta de produtos e pacotes, seus preços, entre outros.

Uma versão simples, por exemplo, placas para sinalização de banheiros e áreas externas ou placas com nomes de produtos e preços em mercados, estas podem vir a serem feitas por impressão digital.

Conheça, a seguir, os tipos de sinalização interna:

  • Sinalização de segurança: trata-se de placas indicando riscos (exemplo: piso molhado), interdição de corredores, saídas de emergência, extintores de incêndio, etc. É indispensável a inclusão destas ferramentas em qualquer estabelecimento, tornando possível alertar e proteger quem circula no local;
  • Sinalização arquitetônica: inclui sinais para informar e guiar a clientela. Podendo ser indicadores de acesso a provadores, elevadores, banheiros e escadas, é semelhante a placas de transito, como também, indicadores de preço;
  • Sinalização promocional: usada na divulgação de produtos e serviços. Estes são: cartazes, banners, displays, placas e adesivos que instigam o interesse e a visita do público-alvo.

Para que uma comunicação seja forte e obtenha o resultado esperado, esta deve trabalhar bem os conceitos e elementos de design.

Um estabelecimento menor e mais dedicado à imagem da marca pode aproveitar as placas para fazer mais do que, apenas, informar aos clientes, mas também como elementos de branding.

Ou seja, uma maneira de desenvolver a identidade visual, carisma e reputação da marca.
Um exemplo de comunicação é a lixeira de cambio, sendo uma boa opção de marketing e propaganda.

Tem o intuito de armazenar o lixo produzido dentro de carros, no entanto, também pode ser utilizada como porta objetos, com celulares, carteiras e óculos.

Em geral, é usada para divulgar os mais diversos serviços automotivos, sendo, após a sua fabricação, personalizada por meio da impressão digital em tecido.

Embora seu material de fabricação seja o TNT (Tecido Não Tecido) e possui o acabamento em solda eletrônica, onde a boca é adaptada para encaixar-se no câmbio de automóveis, é simples e funcional, além de cooperar com o meio-ambiente e a limpeza urbana.

Tipos de comunicação interna

  • Comunicação escrita: é usada em ambientes corporativos, podendo ser colocada em prática de várias maneiras, entre elas o jornal mural, onde colaboradores mantenham-se informados dos acontecimentos dentro do ambiente de trabalho;
  • Comunicação verbal: usada diariamente no meio empresarial, posta em prática em reuniões, palestras e confraternizações. Geralmente, colocada em uso para a interação de gestores, líderes e colaboradores;
  • Comunicação vertical: usada na comunicação entre colaboradores de maior nível hierárquico, tanto em âmbito empresarial, quanto empreendedor. Este modo de comunicação, é posto em prática para o planejamento estratégico empresarial;
  • Comunicação horizontal: diferente da vertical, esta visa informar, de maneira direta, todos os colaboradores, independente do nível hierárquico em que se encontra. Consequentemente, possibilitando que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento interpessoal;
  • Comunicação diagonal: busca uma comunicação inter-hierárquica. Portanto, equipes diferentes, gestores e diretores recebem o mesmo tipo de informação. É ideal para informativos empresariais, tendo como pauta contextualização, novos projetos e\ou transmissão de mensagens motivacionais.

Dessa forma, é possível ter uma visão completa da empresa como um todo. Com o avanço tecnológico atual, são diversas as maneiras de execução para os vários tipos de comunicação interna no meio empresarial e empreendedor.

Deste modo, vê-se também a importância e amplitude do design em relação à comunicação, este sendo uma eficaz maneira de viabilizar informes e memorandos profissionais ou, somente, sinalizar locais e perigos diversos.

Pondo em evidência não, apenas, a necessidade de comunicação na atualidade, como também diversos modos de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *