A comunicação visual e suas vertentes

A comunicação visual e suas vertentes

Além de reforçar as estratégias de marketing, a comunicação visual é uma área que permite a criação dos mais diversos produtos de forma criativa e detalhista.

A Adesivagem de veiculos, por exemplo, conhecida pela personalização de automóveis envolve processos da comunicação com estratégia voltada ao visual. Do design até a impressão do material de adesivagem, a construção dos elementos visuais passa por uma série de técnicas, desde o cuidado artesanal até a modelagem por máquinas específicas.

As máquinas, aliás, são capazes de criar brindes, embalagens, canecas, chaveiros e outros elementos como as Vacuum forming embalagens. Ou seja, a área que envolve a comunicação com técnicas visuais oferece uma gama de serviços e vertentes muito ampla.

Se você tem uma empresa e está pensando em fazer parceria para contratar o serviço ou quer saber mais sobre as possibilidades da área de comunicação visual, esse artigo é para você. Saiba mais sobre as diferentes vertentes da área e como os produtos podem ser construídos na prática.

Adesivagem de veículos

Você já deve ter visto um veículo de alguma empresa personalizado com um logotipo ou algum outro elemento visual.

Uma das possibilidades que personalizam esse automóvel é a Adesivagem de veiculos. Apesar da aplicação dos adesivos ser feita por quem trabalha em oficinas mecânicas, a construção do design e a impressão do material de revestimento na medida exata do automóvel passa por profissionais da comunicação.

O primeiro detalhe, neste caso, é a construção do design que vai compor a lataria do veículo.

Antes mesmo de ser impressa, a arte é elaborada por um designer gráfico. Após aprovação do cliente, os adesivos personalizados que vão compor a lataria do carro precisam ser impressos na medida ideal do veículo. Esse é um trabalho de muita precisão e atenção aos detalhes, pois um erro pode acabar estragando a lataria do automóvel inteira.

Neste cenário, as técnicas de comunicação e design entram em cena, por meio de instrumentos específicos como a chamada máquina de corte que serve para  finalizar esses materiais de forma detalhada.

Atenção: Antes de contratar um serviço de adesivagem automotiva, é importante tomar alguns cuidados para que evitar possíveis erros no resultado. São eles:

  • Verificar a experiência dos profissionais envolvidos no serviço;

  • Seguir  regras do Conselho Nacional de Trânsito sobre alterações dos veículos;

  • Estudar a lataria do veículo e imprimir um material que tenha harmonia com as peças.

Vacuum forming embalagens

O desenvolvimento de itens como a Vacuum forming embalagens é fruto de mais um dos avanços da tecnologia.

Na prática, esse item é uma embalagem que serve para armazenar vácuo em diferentes materiais como PVC, vinil e termoplásticos.

Essas são embalagens muito usadas pela propaganda e pelas estratégias de marketing para expor produtos de uma determinada ação ou campanha.

Nas grandes capitais, por exemplo, essas embalagens são feitas por Empresas de corte a laser em sp, ou outras regiões.

Além do potencial de marketing direto e da personalização do produto, há outras vantagens na fabricação deste produto, como:

  • Essas embalagens podem ser produzidas em série;

  • Por meio de moldes, é possível padronizar todas as embalagens;

  • O material tem excelente durabilidade e custo-benefício;

  • É um modelo bonito e sofisticado, que mantém o item a ser vendido em destaque.

Comunicação visual em aspectos gerais

Além das embalagens a vácuo e da adesivagem automotiva, vale lembrar que por meio de uma máquina de corte a laser, essa área abre muitas possibilidades.

A confecção de painéis, placas comemorativas, banners, canecas e outros itens personalizados para presentear colaboradores e clientes, tudo isso passa pelas técnicas de comunicação e marketing visual.

Entre as vantagens de contar com o apoio de empresas especializadas tanto no design desses produtos como na execução pode-se destacar:

  • Maior aproximação entre a marca e o cliente;

  • Posicionamento de marca de forma sutil;

  • Reforço das estratégias de branding por parte das empresas.

Independente das técnicas serem focadas na produção de brindes ou itens mais produzidos como o envelopamento automotivo, a união da tecnologia com a comunicação visual traz diversos benefícios e possibilidades.

As possibilidades incluem não só empresas que estão começando a se posicionar na comunicação, mas também as que estão melhorando as estratégias de marketing off line.

Se você gostou das vertentes da área, continue acompanhando nossos conteúdos e inspire-se em estratégias e produtos para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *