Comunicação visual para aumento do público

Comunicação visual para aumento do público

O mundo está cada vez mais competitivo e, com isso, o mercado comercial e as exigências dos clientes se modificaram, de modo que elementos de comunicação visual também precisaram se alterar. Assim, ações como propaganda em outdoor, apesar de ainda existirem e serem usadas, não são mais a única forma de atingir o público.

É nesse quadro total que a comunicação visual se tornou um elemento principal para as empresas, que estão investindo em agências de propaganda e publicidade com uma pegada mais jovem e com objetivos mais focados, mas sempre com um único intuito: criar um público fiel além dos famigerados outdoor propaganda.

Por esse motivo, neste texto falaremos sobre alguns pontos muito importantes para a comunicação visual atual e como isso influencia no aumento dos clientes.

Entendendo a comunicação visual

Comunicação é um termo que diz respeito a tornar comum uma ação. Atrelado ao elemento visual, podemos falar sobre uma linguagem comum visual. Isso pode ser alocado em diversos tipos de elementos, principalmente quando nos referimos a propagandas e ao mundo corporativo.

Houve uma evolução dentro do mercado da comunicação visual, que iniciou com pequenos anúncios com tipografia grande e negrita, para uso de placas, adesivos para carros personalizados e muitos outros elementos, para uma era digital que lida com o conteúdo virtual e com alta frequência.

Mas, para que uma comunicação visual seja efetiva, é preciso que haja um plano estratégico e que envolva diversos elementos, tais como:

  • Conhecimento dos clientes;
  • Criação de uma identidade visual;
  • Reforço dos valores;
  • Execução e mensuração dos resultados.

Planejamento de comunicação visual

Para que a comunicação visual gere resultados, como o aumento dos clientes, é preciso seguir os passos que listamos acima. Iremos lidar com esses passos de forma mais estruturada.

Antes de qualquer ação de comunicação visual,, é preciso saber quem é o seu cliente. Afinal, não é possível usar um display de acrilico para um público que está mais concentrado na internet e que está mais atrelado ao virtual.

Assim, conhecer o comportamento do seu público é importante para direcionar a comunicação visual, seja com post, banners físicos ou até mesmo com conteúdos em vídeo e palestras on-line.

Além do formato, a comunicação visual lida com a linguagem do seu público. Com o avanço das economias compartilhadas, alguns pontos da publicidade antiga ainda geram resultados, como os adesivos personalizados para carros e em posteres e murais.

Depois de saber o comportamento do seu público e onde ele mais se concentra, é hora de elaborar uma identidade visual altamente impactante. Pense na personalidade da sua marca e utilize cores que transmita o espírito dela.

O logotipo é o ponto chave para o reconhecimento, é com ele que você se apresentará nas embalagens, banners ou vídeos nas redes sociais. Ele precisa transmitir também valores como modernidade e inovação. Atente-se para as cores, as estampas e os grafismos que podem ser usados.

Toda a construção da identidade visual tem por objetivo transmitir os valores da sua empresa ao público, para que gere confiabilidade. Desse modo é preciso criar pontos que ressaltem o profissionalismo e sobre a qualidade dos seus produtos.

Por fim, ponha todo o seu plano em prática. Planeje com o departamento de marketing a duração das campanhas publicitárias, afinal, é necessário saber quanto tempo cada ação durará e o orçamento previsto para isso, para que tudo ocorra de forma adequada.

Use o planejamento e a identidade para inovar e ousar para além do bom uso de display em acrílico e banners. Integre tudo isso com uma boa campanha virtual e seus clientes, ou melhor dizendo, novos clientes, aparecerão.

Investir na comunicação visual é investir em um futuro para sua empresa. Produza bons conteúdos em vídeo e disponibilize matérias de divulgação grátis. Use panfletos e, também, posts nas redes sociais, faça colaborações e parcerias com influencers digitais e promova sorteios, tanto presenciais como virtuais.

Isso fará com que sua marca ou produto tenha maior alcance, pois você conseguiu comunicar-se visualmente com o seu público em diversos canais.

Só assim, com planejamento e ação, a comunicação visual gerará resultados surpreendentes, dando um gás para o seu negócio e tornando-o mais conhecido entre o seu público-alvo.

Dessa forma, a comunicação visual nos tempos de hoje é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

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