Comunicação visual para lojas

Comunicação visual para lojas

A visão é um dos grandes influenciadores das nossas escolhas, afinal, tudo o que vemos e estimula nossa visão faz com que nosso cérebro interprete como interessante.

Assim, embora muitas vezes as escolhas no cotidiano são bem racionais, como comprar em uma loja, escolha dos preços, a localização das lojas, a fachada de loja, permitem que o processo de compra é muito visual.

Assim, grande parte dos consumidores não possuem um planejamento para as compras quando visitam uma loja, mas são atraídos pelos elementos visuais da lojas comprando então por impulsos.

Desse modo, a comunicação visual é essencial para que a loja seja atraente e confortável, e também bastante identificável com banner promocional, cartazes e outros elementos.

Neste artigo falaremos sobre os elementos que precisam estar presentes na comunicação visual de uma loja.

Importância da comunicação visual

A comunicação visual é essencial para o desenvolvimento de um negócio, afinal, é por meio dela que será possível transmitir uma mensagem clara e objetiva com o intuito de convencer o seu cliente a adquirir o produto.

Assim, é possível utilizar uma gama de elementos como:

O primeiro passo para a comunicação visual é a identidade visual, e isto é o logo, as cores e as formas. Isso é muito importante para que você se diferencie do seu concorrente, e faça lembrar ao cliente que sua marca é mais interessante e tem muito mais qualidade que do seu concorrente.

Para que nada saia fora do lugar é importante então a construção de um manual de identidade visual. Esse manual será o guia para a produção de peças gráficas para as estratégias de marketing.

Dessa maneira, é possível ganhar a confiança do seu público e consequentemente aumentar os lucros.

Segundo estudos do SEBRAE-SP, uma boa comunicação visual ou o investimento contínuo nesta área da loja, faz com que as compras aumentem cerca de 12% a 40%.

Assim, é a comunicação visual é de grande importância para o aumento das vendas. Uma loja que não investe nesse tipo de comunicação está fadada à um baixo tráfego dentro da loja e uma baixa margem de lucro.

Dicas de comunicação visual para lojas

A comunicação visual de lojas começa na fachada da loja. Isso porque é uma das maneiras de chamar a atenção de uma forma geral, ou seja, de se destacar. Depois disso, os olhos dos consumidores se voltam para a vitrine.

As vitrines são essenciais para a estratégia de vendas de uma loja. Segundo o SEBRAE-SP, ela é responsável por cerca de 70% das vendas, pois é o momento em que o produto é colocado em destaque.

As vitrines devem ser sempre renovadas, aumentando e diversificando o mix de produtos que a loja oferece. Para que a atenção seja garantida é necessário uma iluminação bem direcionada, e que evite os reflexos no vidro.

Caso tenha mais de um produto é preciso dividir os produtos para que diferentes públicos-alvo sejam atingidos. Assim, é necessário separar os itens de acordo com os mais buscados.

Organização da loja

Antes mesmo da vitrine ser composta, é importante que ao montar uma loja, o empreendedor tenha em mente onde cada coisa estará. Para isso, é importante ter em mãos uma plotagem de plantas e projetos. Isso o ajuda a identificar onde cada coisa estará.

Depois de saber da organização da loja, é necessário a montagem da vitrine como falamos acima, e em seguida fazer investimentos em materiais do ponto de venda. Isso significa investir em uma comunicação visual da loja que orienta o cliente dentro destas.

Assim, uma comunicação de PDV incluem: adesivos de parede e de chão, cartazes, faixas de gôndolas, banners, stoppers e displays tanto de chão como de balcão.

Pode não parecer fazer parte do PDV (ponto de venda), mas o bloco de notas preço ajuda a organizar todos os produtos nos seus respectivos lugares.

Portanto, vimos que a comunicação visual de uma empresa, principalmente de uma loja deve-se atentar para pontos que chamam a atenção como fachadas, placas, banners, vitrines e a organização da loja.

O layout da loja tem que permitir liberdade para o cliente e também conforto, de modo, que o investimento em comunicação retorne o mais rápido possível.

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