Saiba melhor como deixar exposto os seus produtos

Saiba melhor como deixar exposto os seus produtos

Todos os empreendedores que contam com um ponto de venda físico para seus produtos deve ter em mente que existem ações fundamentais para tornar seus produtos ainda mais atrativos aos olhos do cliente.

Atualmente, ter um ponto de venda físico é um desafio ainda maior devido aos grandes avanços da internet e da tecnologia.

Com as ferramentas disponibilizadas, lojas virtuais, ou e-commerces, ganharam um espaço maior de mercado, como também acabaram modificando a maneira de pensar em vendas e produtos.

Mesmo assim, vendas em pontos físicos continuam prevalecendo entre as preferências do cliente. Isso porque, elas proporcionam vantagens como:

  • maior credibilidade;
  • possibilidade de analisar as características dos produtos;
  • dúvidas esclarecidas na hora;
  • atendimento personalizado e humanizado;
  • reclamações encaminhadas direto para a gerência.

Se você está buscando a melhor maneira para expor seus produtos em algum ponto de venda, confira as dicas à seguir:

Arrume o ambiente

Antes mesmo de ver os seus produtos, os clientes irão reparar no ambiente no qual eles estão sendo expostos. Por conta disso, você deve se atentar à aparência do local e aos detalhes de decoração.

Uma boa combinação de cores com alguns aromas podem ser atrativos interessantes, dependendo do tipo de produto que você está vendendo.

Se for o caso de chinelos personalizados, por exemplo, que tal deixar um cheiro agradável que lembre calçados de borracha novinhos?

Também invista em chamar a atenção de potenciais clientes com luzes, banners, placas, itens decorativos e tudo o que tiver relação com os seus produtos. Deixe também alguns informativos impressos apoiados em um display acrílico a4 perto da região do caixa.

Com isso, as pessoas podem parar para olhar as suas mercadorias apenas para apreciar a decoração e, depois, acabar encontrando algo que seja de sua necessidade.

Separe bem os seus produtos

Você não pode simplesmente colocar os seus produtos de qualquer forma nas prateleiras ou no ambiente.

Neste momento, é importante estabelecer regras de organização para saber qual é a melhor maneira de expor os produtos em sua vitrine ou ponto de venda.

Eles precisam estar expostos de forma a facilitar que o objeto seja encontrado.

Na vitrine, tente colocar em maior destaque os produtos que são mais procurados e/ou mais vendidos, pois eles irão chamar mais atenção dos clientes.

Outros itens que podem ser destacados são os lançamentos, os produtos em promoção e os que estão em excesso de estoque.

Tente separar os itens por categorias e, dentro delas, estabelecer qual é o destaque de cada um. Isso constrói uma narrativa dentro do imaginário do cliente, facilitando que encontre e entenda o que ele necessita comprar.

Tente separar alguns itens e deixe-os perto da entrada da  loja e do caixa, apoiados em alguns suportes feitos em acrilico.

Assim, no momento em que as pessoas entram, ou quando estão esperando a sua vez para pagar as compras, elas ainda poderão ver alguns produtos que possam interessá-las.

Invista na identidade da sua marca

Somente deixar o ambiente com a cara da sua identidade pode não ser suficiente. Se for uma loja pequena, é bem capaz que o próprio cliente não vá lembrar direito do seu nome, de forma que ele não conseguirá indicar os seus produtos para mais ninguém.

Invista em embalagens plásticas que tenham o seu logo e as informações de contato. Assim, além de a sacola poder ser reutilizada, gerando uma maior exposição para a sua marca, a pessoa que comprou na sua loja lembrará de você e saberá como entrar em contato caso necessite.

Você também pode, por exemplo, preparar uma caixa para chinelo personalizado com nome bem bonita, que poderá servir para a pessoa que comprou o produto como um item decorativo em seu quarto.

O atendimento é essencial!

Não adianta nada investir em estratégias para melhorar a exposição dos seus produtos se o cliente não se sentir confortável enquanto os estiver comprando.

Como dito anteriormente, uma das vantagens dos pontos de vendas é a possibilidade de oferecer aos compradores um atendimento humanizado e personalizado.

Treine os seus atendentes para manter uma conversa amigável sobre os produtos com os seus clientes. Eles devem tirar as suas dúvidas e oferecer assistência no caso de problemas. Se for o caso, eles podem ajudar, ainda, o cliente a escolher qual dos produtos ele irá levar.

Um bom atendimento é um fator decisivo para o momento em que o cliente for buscar esse produto novamente ou um similar.

Dessa forma, o cliente considerará um local no qual ele foi bem tratado e procurará seus serviços novamente. Essa fidelização também fará com que ele indique sua marco para seus conhecidos.

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