3 ferramentas para a comunicação visual da fachada comercial

3 ferramentas para a comunicação visual da fachada comercial

A fachada de um estabelecimento é fundamental para a sua comunicação visual, pois é o primeiro elemento físico que as pessoas conhecem do negócio.

É por meio da fachada que qualquer pessoa que esteja passando pelo local, seja de carro, a pé ou no transporte público, pode se tornar um cliente em potencial.

Empreendedores precisam ter em mente que um ambiente bonito, funcional e agradável é capaz de favorecer o bom desempenho no trabalho, para os funcionários do local. Ao mesmo tempo, também favorece as compras, influenciando no comportamento dos consumidores.

Especificamente com relação à fachada, é fundamental que ela estabeleça uma comunicação eficaz com o seu público-alvo, servindo como um elemento de apoio para as vendas.

Para isso deve ser projetada para comunicar tudo aquilo que a loja tem potencial para oferecer. Algumas ferramentas utilizadas para isso são as fachadas em ACM SP e outras cidades brasileiras, totens do tipo backlight e até o uso de banners.

1. Fachadas em ACM

A fachada em ACM, também conhecido por alumínio composto, é formado por três chapas, sendo uma de polietileno entre duas de alumínio.

O material é resistente e moldável, sendo bastante aplicado para a formação de fachadas comerciais, em conjunto com outros elementos. Portanto, dentre os benefícios da sua aplicação nas fachadas é possível citar:

  • Propriedades que aumentam o isolamento acústico do imóvel;
  • Material flexível, que permite dobras e moldagens com facilidade;
  • Resistência contra as intempéries: incidência solar e chuvas;
  • Possibilidade de criar fachadas em diversas formas, cores e angulações;
  • Fácil manutenção e limpeza.

Com relação à limpeza da fachada em ACM, deve ser feita com água, sabão e evitando o uso de produtos ou utensílios abrasivos. Isso ajuda a evitar o aparecimento de riscos, que fazem com que a superfície perca o brilho.

Uma dica é sugerir, durante a elaboração do projeto, a execução de uma maneira que permita que a água da chuva contribua para a limpeza da fachada. Assim, a orientação adequada da água evita que ela caia sobre os painéis, causando manchas.

2. Totem backlight

O totem backlight é um elemento de comunicação visual utilizado pelos estabelecimentos comerciais e conjunto com a fachada. Ele é composto por uma estrutura metálica que contém uma instalação elétrica para a iluminação e é coberta por uma lona translúcida, com a propaganda impressa.

Dentre as vantagens da utilização deste tipo de elemento, vale a pena destacar a pequena área que ele ocupa, sendo leve e de fácil movimentação. Por isso, sua instalação resulta em um ótimo aproveitamento das áreas para a comunicação visual.

O totem continua legível e atraente no período da noite, mesmo em locais de pouca iluminação. Expostos ao ar livre, eles são facilmente encontrados em praças públicas, pontos de ônibus, além dos estabelecimentos comerciais e empresariais.

Também podem ser utilizados no interior dos ambientes, como um elemento para a propaganda, apresentação de produtos e serviços ou até mesmo atuando na composição dos ambientes.

Além de cumprir as funções de sinalizar, de maneira moderna e eficaz, o painel luminoso para propaganda também serve para informar aos clientes, com divulgação de eventos, cartazes de filmes ou até painéis com cardápios.

Nesse sentido, uma ideia é a instalação de totens interativos. Com monitores comuns ou touch screen, o estabelecimento estabelece uma comunicação eficaz, atual e criativa com o cliente, gerando forte fixação da marca.

3. Banners

O uso do banner no ponto de venda é bastante benéfico devido ao custo acessível do material e possibilidade de personalização, de acordo com a necessidade do comércio.

Com tantas possibilidades, uma ideia é que os empreendedores invistam em uma estrutura metálicas para a instalação dos banners.

Eles podem imprimir banners promocionais com diferentes designs, seguir o calendário comercial, ofertas sazonais ou até frases engraçadas e que chamem a atenção dos clientes.

Também é possível fazer um letreiro para fachada com banners ou lonas, embora a durabilidade e o acabamento final da instalação possam deixar a desejar.

Se mesmo assim essa for a escolha do empreendedor, algumas dicas são: atentar-se à disposição das informações, dar preferência para imagens de alta qualidade e estudar previamente as cores escolhidas.

Entretanto, o emprego de banners é uma sugestão bastante eficaz para o uso de artes diversificadas, sobretudo se estiverem em harmonia com outros elementos da fachada comercial, como as instalações em ACM e o totem backlight.

Desta forma, é possível estabelecer uma boa comunicação com o cliente, passando uma imagem positiva do empreendimento e colaborando para o aumento nas vendas e posicionamento da marca no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *