A comunicação visual é mais importante do que você imagina

A comunicação visual é mais importante do que você imagina

A comunicação visual é uma área muito importante, até muito mais do que imaginamos. Ela não é útil apenas para técnicas de merchandising e marketing. Ela também atua no ramo da segurança.

Para comprovar isso, vamos falar no artigo de hoje de dois exemplos de comunicação visual: um que atua ajudando uma marca e outro que atua na segurança do trânsito.

Faixa refletiva e sua importância

Utilizada normalmente em caminhões, a faixa refletiva é um material que permite que outros motoristas enxerguem o que acontece nas estradas, principalmente quando está escuro ou com nevoeiro.

Assim, começou-se a utilizar, também, a faixa refletiva capacete moto. Ou seja, quem anda de motocicleta deve colocar essa faixa que ajuda na identificação.

Dessa forma, os capacetes devem possuir essa faixa (que é um adesivo) na parte lateral, frontal e traseira. Aliás, profissionais que utilizam moto para o trabalho precisam de uma faixa específica, nas cores vermelha e branca.

No caso dos caminhões, eles precisam inserir tanto na traseira quanto nas laterais do veículo. Também há uma diferença de cores. Para caminhões com peso bruto superior à 3,5 mil kg e fabricados antes de 1º de julho de 2004, a faixa deve ser amarela e preta.

Já para caminhões com peso superior a 4,6 mil kg e fabricados após a data citada, a faixa deve ser vermelha e branca.

Essas faixas, tanto nos caminhões quanto nos capacetes, são destacadas pela luz de algum farol. Assim, é possível enxergar melhor e evitar acidentes.

Dessa forma, esse é um dos exemplos de como a comunicação visual ultrapassa o display, as propagandas e as embalagens. Ela é fundamental como um todo.

Clip strip: o que é e para que serve

Por outro lado, utilizamos a comunicação visual, também, para técnicas de merchandising. Um exemplo disso é o clip strip.

Utilizado no Ponto de Venda (PDV), esse material é uma tira que pode ser feita de PVC, polipropileno ou poliestireno. Sua função é carregar pendurado alguns dos produtos que necessitam ser vendidos. Alguns mais comuns são os temperos.

Normalmente, o clip strip é utilizado para produtos que são esquecidos pelos consumidores, ou que apresentam embalagens que dificultam a colocação em prateleiras. Por exemplo, determinados temperos que são pendurados nessas tiras plásticas são expostos ao lado de feijões ou qualquer outro alimento que precise desse complemento.

A ideia, então, é fazer com que a pessoa compre por impulso. Outro exemplo são as tiras que deixam expostos os queijos ralados ao lado dos macarrões.

Alguns outros produtos que podem se aproveitar do clip são:

  • Salgadinhos em corredores de bebidas;
  • Amendoins em corredores de bebidas;
  • Chicletes no caixa;
  • Revistas no caixa;
  • Pilhas no caixa.

Por ser um tipo de material muito utilizado, é fácil encontrar clip strip onde comprar. Além disso, o valor dessas peças também é baixo, o que faz que com investir nisso seja ainda mais vantajoso.

A importância da comunicação visual

Com esses dois exemplos, podemos observar que a comunicação visual é muito mais importante do que parece, não é? Ela vai além de post it e agendas. Isso porque sua função, conforme o nome já diz, é comunicar algo à alguém. Dessa forma, essa comunicação pode ser muito importante ou apenas uma propaganda.

Utilizando a comunicação visual de forma adequada, é possível aumentar as vendas de uma empresa e assegurar a proteção de muitos motoristas. Outros exemplos de comunicação visual que são utilizadas para melhorar nosso dia a dia são:

  • Placas de trânsito;
  • Faixas de pedestre;
  • Semáforo;
  • Fitas adesivas no chão do banco;
  • Adesivos de segurança, como de extintores.

Todas essas peças são essenciais para o nosso cotidiano. Assim fica mais fácil compreender a necessidade que temos de nos comunicar visualmente.

Muitos desses materiais não precisam ser explicados verbalmente, como é o caso do semáforo. Nós já sabemos o significado do sinal vermelho quando ele acende, certo?

Além disso, a comunicação visual, quando utilizadas para o marketing das empresas, não têm um valor menor. Muito pelo contrário. Elas são tão importantes quanto. São elas que fazem com que o comércio gire e, assim, a economia seja fomentada.

Quando pensamos em materiais e peças de maneira única e exclusiva, dificilmente vamos compreender sua real importância. Porém, ao olharmos para tudo isso de longe, conseguimos compreender o quão grande é essa necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *