Acrílico ou MDF: qual é a melhor opção?

Acrílico ou MDF: qual é a melhor opção?

Um questionamento feito por muitas pessoas, principalmente do ramo industrial, é se compensa mais usar o acrílico ou o MDF (Placa de Fibra de Média densidade).

Os 2 materiais possuem diversas vantagens que podem ser benéficas dependendo da utilização que forem direcionadas.

Neste artigo vamos tratar exatamente dessas diferenças e entender os materiais que são produzidos através do uso desses 2 produtos tão diferentes.

Então se mantenha atento ao artigo até o final para entender as diferenças e escolher qual material melhor irá se encaixar na sua necessidade.

Produtos feitos de acrílico

O acrílico é basicamente um material plástico moldado através de alta temperatura que quando esfria consegue ficar rígido, entregando resistência, leveza e a qualidade mais procurada: elegância.

As peças em acrílico possuem aplicações diversas, mas costumam fazer parte dos projetos que necessitam de prioridade na questão estética, o acrílico é meio transparente, podendo simular paredes de vidro, muito utilizada em jardins e áreas mais informais.

Vamos entender, a partir de agora, as principais peças derivadas do acrílico que fazem parte tanto de diversas indústrias quanto de residências.

Urna feita em acrílico

urna em acrílico é um dos equipamentos feitos em acrílico que tem mais uso em setores comerciais, muito utilizada para armazenar tickets de sorteio, papéis sortidos e outros tipos de material que necessitem de visibilidade externa.

Existem modelos desse material que possuem uma espécie de tranca acrílica, permitindo a passagem de cadeados ou possuem uma tranca numérica (que podem ser de 3, 4 ou, até mesmo, 5 números).

Caixa de acrílico

Já a caixa de acrilico é o produto que recebe uso mais diversificado, sendo utilizado como:

  • Caixa de armazenamento de produtos;

  • Caixa expositora (por conta visibilidade que o material proporciona);

  • Divisórias;

  • Potes.

Além de diversos outros fins que esse produto pode receber, é muito comum ver esse material presente em lojas, supermercados e açougues.

Essa grande utilidade é também dedicada ao baixo valor de investimento sendo que o retorno é muito alto, por ser um material fácil de limpar, difícil de quebrar e muito durável.

Placa de acrílico

placa de acrilico possui também aplicação muito variada em diversas indústrias, compondo partes externas de diversos equipamentos, como maquinários, mesas e, em alguns casos, até vitrines.

A placa pode ser moldada de diversas formas, o que permite a criação de um projeto totalmente original e adaptado para cada setor.

Esse material entrega para o mercado diversas possibilidades de edição e esse é um dos benefícios mais atraentes no acrílico, principalmente por ser fácil encontrar empresas que realizam a modelagem do acrílico em larga escala, podendo responder a grandes demandas em curtos períodos de tempo.

A manipulação do MDF

Agora que já apresentamos diversas características do acrílico vamos falar um pouco sobre o MDF, um tipo de fibra muito dissuadida no mercado e muito fácil de ser encontrada.

O maior benefício desse material é que existem formas de realizar o seu corte de maneira exata, gerando detalhes muito precisos que entregam uma peça totalmente editada e única ao final do processo. Você conhece esse procedimento? Se não, vamos entender um pouco melhor agora.

Corte em MDF

corte a laser em MDF é o método mais seguro e eficiente de modelar a peça, gerando cortes precisos em todo o material.

O laser é uma linha de luz com alta temperatura capaz de realizar cortes onde for inserida, fazendo com que o derretimento da peça realize as linhas necessárias.

Normalmente o corte é orientado por algum software de vetorização que opera a maquina de corte a laser de forma minuciosa, realizando exatamente o desenho que está programado no software.

O MDF é muito recomendado quando o assunto é a perfeita edição da peça, muito utilizado para reforçar a comunicação visual de alguma empresa com totens e peças de decoração e brindes que podem encantar e conquistar os clientes.

Como vimos durante este artigo cada material possui os seus benefícios e pode ser utilizado para diversas funções.

Para entender qual da duas é a sua melhor opção é necessário ter noção da sua demanda e, através das informações levantadas neste artigo, deduzir qual dos benefícios destacados aqui melhor irá se encaixar no seu modelo de negócios ou na sua casa.

Lembrando que o foco é sempre entregar o melhor custo-benefício para o seu cliente, gerando um produto barato e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *