Conheça os tipos de impressora disponíveis no mercado

Conheça os tipos de impressora disponíveis no mercado

A impressora multifuncional é um dos itens de maior usabilidade nas empresas, especialmente no escritório.

Isso porque o aparelho atua como uma mão na roda para quem deseja otimizar o tempo durante o dia a dia, já que este modelo imprime documentos, digitaliza e, ainda por cima, tira cópias.

Além disso, as impressoras ocuparam de vez esses ambientes por conta dos mais variados processos burocráticos, envolvendo a retirada de boletos, envio de documentos importantes, emissão de relatórios, dentre outros serviços.

Por conta disso, produzimos este conteúdo especial para que você conheça os tipos de impressoras disponíveis no mercado.

Continue acompanhando a leitura a partir dos demais tópicos.

Impressora Matricial

Este modelo não está na lista das melhores impressoras domesticas, porém é o primeiro modelo de impressora que surgiu no mercado, sendo ainda amplamente utilizada, especialmente na impressão de formulários e notas fiscais.

A técnica de impressão desta impressora é bem parecida com a das máquinas de escrever, já que elas utilizam o formulário contínuo, uma espécie de papel especial para este modelo de impressora.

Impressora a Jato de Tinta

Trata-se do modelo mais comum entre as impressoras, bem como o mais popular.

O aparelho necessita de cartucho impressora para garantir o seu, diferentemente dos modelos que usam toner (que comentaremos daqui a pouco).

O modelo possui baixo custo e exige pouquíssima manutenção.

Ela é muito simples e excelente para ser utilizada em casa, tanto para a impressão de trabalhos acadêmicos como de boletos e documentos simples.

Seu mecanismo funciona por meio de cartuchos que lançam gotas de tinta que se fixam sobre ao papel, gerando assim a impressão.

Portanto, cabe dizer que este modelo é comumente usado em:

  • Livrarias;

  • Escolas;

  • Ambiente doméstico;

  • Faculdades;

  • Lojas;

  • Dentre outros estabelecimentos.

Impressora bulk ink

O modelo vem crescendo bastante no mercado das impressoras, especialmente por conta de sua funcionalidade.

As impressoras bulk ink – que significa “cheio de tinta” – são máquinas pequenas e possuem baixo custo de manutenção.

Por ser um sistema contínuo de tinta, o bulk ink conta com reservatórios maiores que os cartuchos das impressoras convencionais.

O bulk ink não prejudica o ambiente e, por não ter nenhuma peça descartável, diminuí os resíduos de forma significativa.

Impressora a Laser:

Outro modelo muito conhecido é a impressora laser, um modelo que tem como principais vantagens a rapidez e a qualidade da impressão.

O custo é um pouco elevado em relação as impressoras a jato de tinta, porém, quando pensamos em impressões em larga escala, como as feitas em empresas, o custo por impressão das impressoras a laser cai muito.

As impressoras a laser são chamadas assim por causa de seu processo de impressão, já que o toner da impressora é aquecido a partir de um laser que transfere o pigmento para o papel, pois a tinta é em formato de pó.

Impressoras Multifuncionais

Cabe destacar a importância do modelo multifuncional, já que este é utilizado em grande escala por todo os setores. A impressora multifuncional recebeu este nome justamente por desempenhar diversas funções ao mesmo tempo.

Pois bem, é possível encontrar impressoras multifuncionais tanto a jato de tinta, quanto a laser, e a designação por uma ou outra depende de suas aplicações.

A jato de tinta, por sua vez, continua sendo uma boa opção para uso doméstico, enquanto os modelos multifuncionais a laser são mais econômicos para escritórios e empresas de médio e grande porte.

Esse modelo de impressora ficou conhecido por seu design compacto e possui um custo benefício bem interessante, já que elimina uma série de itens que ocupam muito espaço, além do gasto com eletricidade.

Impressoras 3D

Existem muitos modelos de impressora 3D, uma novidade tecnológica que vem ganhando bastante espaço no mercado atual.

Entretanto, o modelo mais usado é o que funciona por meio de sobreposição de camadas entre o material escolhido, podendo ser plástico ou resina.

A impressora 3D vai desenhando camada por camada do item até chegar ao formato desejado. Esse tipo de impressora já existe a algum tempo, sendo muito utilizado na criação de moldes, modelos e protótipos para teste industrial.

Ademais, o processo ficou conhecido apenas nos últimos anos, o que ampliou o mercado desse tipo de impressora que, hoje, já pode ser vista em lares e empresas comuns.

Você acabou de conhecer os mais variados tipos e impressoras, equipamento de suma importância nas empresas, lares e estabelecimentos públicos.

Para saber mais sobre impressora a laser toner e outros modelos, basta contatar um profissional especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *