A importância da etiqueta na comunicação visual

A importância da etiqueta na comunicação visual

A comunicação visual é uma forma de transmitir uma ideia ou mensagem utilizando elementos que chamam a atenção das pessoas. Essa estratégia comunicativa é usada a todo o momento por diversas áreas, cada uma do seu modo, para comunicar algo importante para os indivíduos até mesmo em etiqueta.

Uma maneira eficiente de divulgar uma mensagem, conceito ou ideia, por exemplo, é investir capital em coisas que favorecem a comunicação visual.

No universo dos negócios a utilização dessa forma de comunicação é muito frequente e em muitos casos proporcionam resultados imediatos mais rápido do que a comunicação verbal.

Essa informação cria a necessidade de ter uma equipe de pessoas especializadas em marketing, design e comunicação é o primeiro passo para conseguir criar a identidade visual da empresa.

O uso de uma tipografia diferenciada, símbolos, imagens, formas geométricas e cores chamativas são algumas forma de conseguir ter um logotipo exclusivo e que esteja alinhado com a missão, visão e valores do seu negócio.

O papel das etiquetas na comunicação visual

A etiqueta possui uma função importante que é informar. Esse elemento mostra aos consumidores, dados importantes sobre um produto indicando:

  • Composição;
  • Cadastramento;
  • Especificação;
  • Categorização.

O setor têxtil usa as etiquetas para indicar a matéria-prima utilizada na fabricação de roupas ou tecidos e informações para a conservação. Para facilitar a compreensão para o cliente, o uso de elementos e símbolos nas etiquetas têxteis é muito comum.

No setor alimentício, as etiquetas adesivas personalizadas para alimentos são utilizadas pelas empresas como forma de comunicação visual. Para os alimentos, é fundamental o uso das etiquetas para informar as pessoas sobre os ingredientes utilizados na fabricação, a data de validade, informações nutricionais e modo de preparo, em alguns casos.

Essas etiquetas possuem uma excelente resistência a altas e baixas temperaturas, adesivação de qualidade e podem ser produzidas em diversos tamanhos.

Empresas e estabelecimentos que atuam como gráficas, podem fazer a impressão dessas etiquetas com vários tamanhos e acabamentos com um custo acessível, principalmente em demanda de grande quantidade.

Os estabelecimentos que atuam na preparação de comidas como restaurantes e lanchonetes precisam seguir algumas normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) órgão que fiscaliza o local e verifica se o proprietário está cumprindo as regras de instalação e higiene.

Uma exigência da ANVISA é o uso de etiquetas de manipulação de alimentos, que devem ser colocadas em produtos que estejam abertos, para informar a data de abertura e de validade do alimento.

Esse tipo de etiqueta pode ser confeccionada com papel couche ou BOOP, dependendo da empresa que realiza a criação desse tipo de etiqueta. Por isso, pesquisar e analisar em várias gráficas pode ser uma maneira de encontrar um local ideal para a confecção das etiquetas para o seu estabelecimento.

O mercado de alimentos congelados, assim como os outros, precisa ter etiquetas para congelados, que informa a composição do alimento, dados nutricionais, prazo de validade, entre outros.

Para os congelados, o tipo de etiqueta usada deve ter durabilidade, suportar a baixa temperatura e bom desempenho de adesivação, ou seja, ficar colada por muito tempo.

A importância das etiquetas nos negócios

O transporte de mercadorias é uma atividade fundamental para que as empresas obtenham os seus lucros e conquiste os seus clientes. No setor de armazenamento, uma forma de conseguir encontrar rapidamente um produto, por exemplo, é pela sua etiqueta, que pode conter o logotipo da empresa e informações sobre o item.

Para a segurança das cargas, usar caixas de papelão é uma ótima solução, pois, é produto com baixo custo e reutilizável. Ter uma empresa de caixa de papelão como fornecedora desse material pode ser interessante para o seu negócio, gerando economia de capital e criando uma parceria para ambas as partes.

Um ponto muito importante na etapa do transporte e entrega é o manuseio de mercadorias. A forma como os funcionários movimentam as cargas podem influenciar na forma como o cliente receberá o produto.

Investir em etiquetas adesivas lacre de segurança é uma medida muito interessante para evitar que a mercadoria seja violada e que alguém mexa no produto enquanto este não chega na edificação do cliente. Os benefícios esse modelo de etiqueta são:

  • Autenticidade para o produto;
  • Evita violações;
  • Resistência;
  • Excelente custo-benefício.

Esse produto é muito útil e pode ser usado em diversas mercadorias e setores. Outra opção para cuidar da segurança de cargas é a etiqueta void personalizada.

Sendo assim, dedicar tempo e capital para obter recursos que facilitem a comunicação visual no seu negócio é o segredo para conquistar reconhecimento de mercado e sucesso com o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *